Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2013 - 08:46

Fique de olho: o uso inadequado de colírio pode prejudicar a saúde ocular, alerta oftalmologista


Embalagem inovadora impede a contaminação e permite utilização segura das novas lágrimas artificiais Hylo-Comod e Hylo-Gel.

Passar várias horas na frente da tela do computador, do celular e da televisão é rotina para a maioria das pessoas. É comum a sensação de desconforto e irritação nos olhos ao longo do dia, o que pode levar à lembrança daquele colírio receitado há algum tempo que estava no fundo da gaveta. O produto pode até trazer alívio imediato, mas o ato inofensivo também pode gerar grandes problemas com o passar do tempo.

Os colírios, em geral, precisam de indicação médica. Doenças graves podem ser causadas tanto pelo uso indevido de fórmulas que contêm conservantes e anestésicos, como pelo contato da embalagem com os olhos, por má conservação ou prazo de validade expirado.

O incômodo causado pelas atividades que exigem concentração e diminuem a frequência do piscar é chamado de síndrome do olho seco. Ela tem causas variadas como uso de lentes de contato, baixa umidade do ar, ambientes com ar-condicionado e pode ainda ser consequência de doenças sistêmicas. O tratamento é feito com o uso de colírios lubrificantes, também conhecidos como lágrimas artificiais. Este tipo de terapia é a mais segura, mas ainda assim é preciso orientação porque alguns deles contêm conservantes.

De acordo com José Álvaro Pereira Gomes, oftalmologista e professor adjunto do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp e presidente científico da Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS), a lágrima exerce uma série de funções muito importantes no organismo. “A lágrima ou filme lacrimal é produzida por glândulas específicas, sendo um líquido composto por água, eletrólitos, lípides e proteínas bactericidas, como imunoglobulinas e lisozima”, explica o especialista. “Entre muitas funções, ela tem o papel de lubrificar a superfície dos olhos e protegê-los da entrada de substâncias estranhas e infecções”, diz Gomes.

As funções da lágrima: .O filme lacrimal mantém a superfície da córnea lisa e regular, sendo fundamental para que a luz entre de forma homogênea.

. A lágrima também participa da nutrição e oxigenação das células da superfície do olho.

. Dentro da lágrima existem vários antibióticos naturais, substâncias que protegem o olho de infecções. Pacientes com olho seco tem risco maior de desenvolver conjuntivite e úlceras de córnea.

. A superfície da córnea é muito enervada (a mais enervada do corpo), desencadeando o reflexo do piscar, que é muito importante para espalhar a lágrima. A lágrima protege as terminações nervosas, evitando que o olho fique sensível.

. De acordo com Gomes, “é pelo fato do filme lacrimal acumular tantas funções fundamentais à saúde ocular que a manutenção de uma lubrificação adequada é tão importante”.

Embalagens que oferecem proteção aos olhos - Pensando na saúde dos olhos e no bom aproveitamento dos lubrificantes oculares, a Pfizer trouxe para o Brasil Hylo-Comod (hialuronato de sódio 0,1%) e Hylo-Gel (hialuronato de sódio 0,2%), em parceria com indústria farmacêutica alemã Ursapharm. Sua embalagem inovadora proporciona segurança na utilização, pois permite que a fórmula seja livre de conservantes e fosfatos (ambos podem causar danos às córneas), mantendo o produto estéril por seis meses após aberto.

A presença de conservantes em colírios indicados para lubrificação dos olhos pode ser responsável pelo surgimento de uma série de efeitos colaterais. A tecnologia empregada nas embalagens de Hylo-Gel e Hylo-Comod alia-se ao uso de um princípio ativo (hialorunato de sódio) que promove a lubrificação dos olhos. Os colírios também são livres de prescrição médica, e suas embalagens exclusivas impedem a entrada de ar liberando apenas a dose precisa para aplicação: uma pequena gota adequada ao tamanho do olho. Desta forma, evitam-se a contaminação e o desperdício das lágrimas artificiais.

As embalagens de Hylo-Comod e Hylo-Gel contam com um mecanismo único, os frascos possuem uma estrutura inovadora: além de dispensarem o uso de conservantes, estas embalagens impedem a entrada de ar e liberam apenas a dose exata dos colírios a cada aplicação. Confira abaixo o funcionamento da tecnologia de Hylo-Comod e Hylo-Gel:

Pfizer - Há mais de 150 anos no mundo e 60 anos no Brasil, a Pfizer tem como propósito inovar para proporcionar aos pacientes tratamentos que melhorem significativamente suas vidas. Esta preocupação é traduzida pelo amplo pipeline e portfólio da companhia, que abrange diferentes áreas como câncer, dor, saúde da mulher, prevenção de enfermidades em crianças e adultos, infecções, doenças autoimunes, depressão, multivitamínicos, entre outras. Isso significa investir cerca de US$ 7 bilhões por ano no desenvolvimento de novos medicamentos e trabalhar com mais de 250 parceiros, entre universidades e centros de tecnologia, buscando a inovação e também a ampliação do alcance da população aos seus tratamentos. A cada dia, a Pfizer mantém sua missão e seus valores, trabalhando para fazer a diferença na vida das pessoas e contribuindo com a comunidade por meio de suas iniciativas sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira