Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2013 - 09:33

Prefeitura do Rio adia fechamento da Perimetral


Nova Via Binário do Porto será aberta para testes no dia 20 de outubro (domingo).

A Prefeitura do Rio informa que o fechamento do Elevado da Perimetral e a inauguração da nova via Binário do Porto, previstos para serem realizados no dia 19 de outubro (sábado), estão adiados. Nas últimas 24 horas, a prefeitura recebeu comunicação oficial do Ministério Público Estadual solicitando esclarecimentos adicionais com relação ao plano de mitigação de impactos do fechamento da Perimetral. Além disso, a prefeitura foi comunicada pelo Governo Federal da edição de um decreto implantando uma área de Garantia de Lei e Ordem (GLO), na região da Barra da Tijuca, por conta da realização do leilão do Pré-Sal no próximo dia 21, segunda-feira, no Hotel Windsor Barra, na Avenida Lúcio Costa.

Também na quarta-feira [16/10], o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, solicitou ao prefeito Eduardo Paes o adiamento do fechamento da Perimetral por conta da abertura da nova estação de barcas Arariboia, em Niterói, que está prevista para ocorrer até o próximo fim de semana.

Desta forma, a Prefeitura do Rio decidiu pelo adiamento da interdição do elevado, pela realização de um teste do fechamento da Perimetral e pela abertura da nova Via Binário do Porto, neste domingo (20/10), das 8h às 17h. Esta será uma oportunidade das equipes da prefeitura testarem os protocolos operacionais assim como motoristas e cariocas conhecerem a nova estrutura viária. As demais medidas programadas para ocorrer a partir deste fim de semana estão mantidas, conforme detalhamento a seguir:

Sábado (19/10): Testes de implantação dos novos itinerários de ônibus, provenientes dos municípios da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo. Abertura do terminal de ônibus no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into).

Domingo (20/10):Alterações viárias na Francisco Bicalho-A nova Via D1, que vinha operando no sentido Rua Santo Cristo - Avenida Francisco Bicalho, agora vai operar no sentido Avenida Francisco Bicalho - Rua Santo Cristo. Com a mudança de sentido da Via D1, motoristas voltam a ter acesso direto à pista lateral da Avenida Francisco Bicalho pela Avenida General Luiz Mendes de Morais. A liberação ao tráfego da alça de contorno da Praça Dinah de Queiroz permitirá o acesso à Linha Vermelha a partir da pista lateral da Avenida Francisco Bicalho.

Segunda-feira (21/10): Integração Metrô - Ônibus no Estácio-Haverá mudança de itinerário de algumas linhas que vêm de Niterói e São Gonçalo, que passarão a utilizar o novo BRS Estácio - Carioca com a possibilidade de integração na Estação Estácio do Metrô, que atualmente tem capacidade ociosa de 8.000 passageiros por hora pico.

. Implantação BRS Estácio – Carioca: redistribuição operacional de 15% da frota das linhas intermunicipais que vêm de Niterói e São Gonçalo para o BRS Estácio - Carioca, promovendo a integração com o Metrô, na Estação Estácio.

. Retorno de 20% dos ônibus paradores no Into-Parte dos ônibus paradores (linhas intermunicipais da Baixada Fluminense e linhas municipais da Zona Oeste) que hoje vem da Avenida Brasil e entra no Centro da cidade via Francisco Bicalho, Rodrigues Alves e Presidente Vargas passará a fazer o retorno em frente ao Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into). A solução foi adotada a partir da constatação de que grande parte dos usuários costuma descer antes deste ponto. Passageiros poderão identificar os ônibus que farão o retorno antecipado por meio de adesivos. Com isso, pelo menos 20% da frota deixará de entrar no Centro.

.Ônibus municipais e intermunicipais - retorno antecipado: parte dos ônibus que hoje vem da Avenida Brasil e entra no centro da cidade via Francisco Bicalho, Rodrigues Alves e Presidente Vargas passará a fazer o retorno em frente ao Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into). A medida reduzirá também o impacto da entrada desses ônibus na Rua América, acesso ao Túnel Santa Bárbara, após a implantação do Binário II. A solução foi adotada a partir da constatação de que grande parte dos usuários costuma descer antes deste ponto. Passageiros poderão identificar os ônibus que farão o retorno antecipado por meio de placas. Com isso, pelo menos 18% da frota deixam de entrar no Centro.

. Retorno antecipado de linhas de ônibus de Niterói e São Gonçalo-Algumas viagens das linhas que vêm de Niterói e São Gonçalo com destino ao Castelo, Passeio e Praça XV - que circulam na Avenida Francisco Bicalho e na Avenida Presidente Vargas - passarão a fazer o retorno antecipado na Praça da República. Outras linhas que circulam na Avenida Rodrigues Alves deverão retornar na altura da rodoviária, na Rua General Luiz Mendes de Morais.

. Aumento de oferta nas Barcas Rio-Niterói de 11.800 para 13.800 lugares/hora pico-A CCR Barcas implementará aumento da oferta de 2.000 lugares/hora nos períodos de pico (das 6h às 9h e das 17h às 20h) com a operação de mais uma embarcação. A medida representa um aumento no transporte de 11.800 para 13.800 passageiros por hora. Em uma segunda etapa, prevista para 28 de outubro, a Cdurp e a Concessionária Porto Novo vão disponibilizar uma nova barca que permitirá novo aumento de 2.000 passageiros, permitindo 10 viagens por hora, aumentando a capacidade do sistema para 15.800 passageiros transportados.

De acordo com a CCR Barcas, a medida visa atrair 1.020 passageiros que usariam carro e 5.780 que usariam ônibus no horário das 6h às 10h, reduzindo o fluxo na Ponte Rio-Niterói.

0. Ampliação da oferta no metrô-Metrô amplia horário de pico em 15 minutos em todas as linhas com oferta plena de composições.

. Integração trens e ônibus, com redução de intervalos de composições e ampliação de hora de pico

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira