Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2007 - 11:11

Musical itinerante Samba da Minha Terra leva a história da música brasileira a cidades fluminenses


Espetáculo faz parte do projeto Estações Musicais da Funarj e vai percorrer 10 municípios do Rio de Janeiro, com apresentações gratuitas.

A história da música popular brasileira contada com muito bom humor. É o que o espetáculo musical itinerante Samba da Minha Terra vai levar ao público de dez cidades fluminenses, a partir do dia 25 de agosto. As apresentações, todas gratuitas, fazem parte do terceiro ano do projeto Estações Musicais, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com concepção e produção da Funarj, órgão da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a sua Associação dos Servidores (Assefaerj).

A estréia da temporada 2007 será no dia 25 de agosto, em Vassouras. A apresentação vai acontecer na Praça Barão de Campo Belo e faz parte da programação da Semana do Folclore do município, que traz como destaque o samba e suas origens. Depois, o espetáculo segue por Duque de Caxias, Angra dos Reis, Teresópolis, Quatis, Piraí, Rio das Ostras, São Fidélis e Rio de Janeiro. A temporada se encerra em Niterói, dentro das comemorações do 434° aniversário da cidade, dia 24 de novembro, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, projeto do renomado arquiteto, inaugurado em abril deste ano.

Samba da Minha Terra é um mergulho nas raízes melódicas do país, trazendo a história da música no Brasil desde a chegada dos portugueses, em 1500, até os dias de hoje. A peça procura mostrar o surgimento dos ritmos que formaram a musicalidade brasileira, com destaque para o choro e o samba, e a influência dos colonizadores, dos índios e dos negros neste processo através dos anos. O repertório do espetáculo conta com 25 canções dos mais consagrados compositores brasileiros. Além da canção-título, de Dorival Caymmi, estão presentes composições como Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro; O Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga; Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida; Samba do Avião, de Tom Jobim; Aquarela Brasileira, de Silas de Oliveira, dentre outras.

O espetáculo tem a direção de Antônio Karnewale, direção musical de José Maria Braga, figurinos e cenografia de Marcelo Marques e coreografia de Sueli Guerra. O musical foi idealizado e produzido a partir de uma relação de músicas, cronologicamente elaborada por Marilia Trindade Barboza e Haroldo Costa. Karnewale também faz parte do elenco, que conta ainda com Ana Velloso, Marcelo Vianna, Patrícia Costa, Lenita Lopez e Derio Chagas. Em suas duas últimas temporadas, Samba da Minha Terra percorreu 25 municípios e foi assistido por mais de 20 mil pessoas.

O projeto tem patrocínio da Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio cultural do Oi Futuro.

Projeto Estações Musicais – Musical Samba da Minha Terra, dia 24 de novembro, às 20h, no Niterói – Teatro Popular Oscar Niemeyer. Avenida Plínio Leite, s/nº – Centro – Caminho Niemeyer (atrás do terminal Rodoviário João Goulart) | Telefone.: (21) 2613-2613 | [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira