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22/10/2013 - 08:24

Nova fábrica da Alpargatas amplia produção de Havaianas em 40%


Empresa vai gerar 2,5 mil empregos diretos e 3 mil indiretos em Montes Claros (MG) para produzir 102 milhões de pares de sandálias por ano.

Montes Claros (MG) - A Havaianas vai crescer ainda mais. Para dar suporte ao crescimento da marca brasileira de maior expressão internacional, a Alpargatas inaugura uma nova fábrica, hoje, em Montes Claros (MG), que ampliará capacidade produtiva de Havaianas em 40% - são mais 102 milhões de pares por ano. Os mais de 100 modelos de sandálias passarão a calçar 260 milhões de pés ao redor do mundo.

A fábrica em Montes Claros, de altíssima tecnologia, está preparada também para produzir outros calçados de borracha. A unidade foi instalada em uma área de mais de 370 mil metros quadrados e conta com 53 mil metros quadrados de área construída. Projetada para aproveitar os recursos naturais disponíveis, a nova fábrica demandou investimento de R$ 279 milhões.

A unidade aproveita a iluminação e ventilação naturais, a energia solar é utilizada para o aquecimento da água de chuveiros disponíveis para os empregados e em postes externos. Além disso, toda água será tratada para ser reutilizada em jardins e banheiros e os resíduos de produção serão reincorporados ao processo de fabricação de novos produtos.

Por que Montes Claros? A decisão de onde construir a nova fábrica foi tomada após serem avaliados itens como tributação, custo e qualificação de mão de obra, logística de escoamento da produção, entre outros. “A Alpargatas avaliou a possibilidade de construir uma fábrica na China, porém decidiu pela construção no Brasil pelo fato de Havaianas ter o País em seu DNA. É extremamente importante para nossos consumidores ter o made in Brasil estampado no solado de nossas sandálias”, afirma Márcio Utsch, diretor-presidente da Alpargatas.

O norte de Minas Gerais foi a região que obteve melhor avaliação dentre as demais regiões brasileiras. “Montes Claros foi a escolhida por ter ótima infraestrutura e proximidade com grandes centros consumidores das regiões Sul e Sudeste, além de já contar com a presença de outras multinacionais”, comenta Utsch.

Além da fábrica, foi construído no próprio terreno um armazém, uma loja Meggashop – outlet das marcas da empresa, e o Espaço Alpargatas, área destinada a contar a história dos calçados e da companhia, em especial da marca Havaianas. Ao mesmo tempo em que o fábrica chega à cidade, o Instituto Alpargatas - braço de responsabilidade social corporativa da Alpargatas – inicia suas atividades localmente. A instituição desenvolve projetos de educação pelo esporte e pela cultura, além de voluntariado corporativo.

A expectativa é que a nova fábrica gere 2.500 empregos diretos e 3.000 indiretos. Além dos novos empregos, há ampliação da arrecadação de impostos e maior dinamismo econômico na cidade pela demanda por mais serviços e comércio.

A produção local estará concentrada em produtos de maior valor agregado. Lá, serão produzidas todas as sandálias das linhas slim, baby, casual, surf e as estampadas. Os demais modelos continuarão a ser produzidos na fábrica de Campina Grande (PB).

Marcas globais - Fundada em 1907, a Alpargatas é líder no setor de calçados na América Latina. A companhia é proprietária de marcas desejadas, como Havaianas, Dupé, Topper, Rainha, Sete Léguas e Meggashop. Além disso, é detentora das licenças Mizuno e Timberland. Um importante passo estratégico para a ampliação da empresa foi dado com a aquisição da Osklen, que possibilitou a criação de uma plataforma de moda lifestyle de luxo.

Com receita líquida de R$ 3,1 bilhões em 2012, a Alpargatas possui 12 fábricas no Brasil e na Argentina e tem significativa presença no varejo. Atualmente, possui 580 lojas exclusivas de suas marcas no Brasil e no exterior. Além disso, exporta seus produtos para106 países.

Ao longo de sua história, foi pioneira no lançamento de produtos que surpreendem os consumidores, antecipando-se às suas necessidades. “Essa cultura empreendedora sempre esteve presente em todas as áreas da companhia. Um bom exemplo é que estamos comemorando 100 anos da abertura de capital da empresa”, afirma Utsch.

Perfil da Alpargatas - Líder no setor de calçados na América Latina, a Alpargatas é detentora de marcas desejadas como Havaianas, Dupé, Topper, Rainha, Mizuno, Timberland, Sete Léguas e Meggashop. A Companhia oferece produtos inovadores com tecnologia e design e possui competência na construção e gestão de marcas desejadas, que proporcionam forte relação com os consumidores. Com receita líquida de R$ 3,1 bilhões em 2012, a Alpargatas possui fábricas no Brasil e na Argentina, 580 lojas em todo o mundo e exporta para 86 países.

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