Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2007 - 11:14

Nobel da Paz brasileiro debate sobre biocombustíveis com especialista britânico

Evento ecologicamente correto acontece por videoconferência entre o British Council do Rio e a Universidade de Newcastle e terá espaço para perguntas de internautas.

A utilização de biocombustíveis representa um grande passo em direção ao combate às mudanças climáticas que assolam o planeta. No entanto, é preciso pensar em como lidar com as conseqüências que a produção de energias alternativas pode trazer. O alerta foi dado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em relatório recente sobre assunto. É visando democratizar informações e estimular a troca de conhecimento entre profissionais e especialistas do Brasil e Reino Unido que o British Council organiza no dia 28 de novembro (quarta-feira), mais uma edição do Café Scientifique sobre Mudanças Climáticas e que terá a participação do brasileiro ganhador do Nobel da Paz 2007, Roberto Schaeffer, que irá liderar o debate: “Biocombustíveis x Produção de Alimentos: como resolver essa questão sem provocar desequilíbrio?”. As inscrições deverão ser feitas pelo [email protected] ou (21) 2105-7500. Haverá tradução simultânea.

Do escritório do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, participará Roberto Schaeffer, do Programa de Planejamento Energético da COPPE-UFRJ e um dos brasileiros pesquisadores do IPCC - Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. Da Inglaterra, participa o britânico Ajay Kohli, do Instituto para Pesquisa em Meio-Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Newscastle. Eles farão palestra e irão interagir por videoconferência com um público de cerca de 40 pessoas nos dois escritórios. São esperados profissionais do ramo e estudantes, que poderão debater sobre o tema e fazer perguntas, tanto aos profissionais convidados, quanto para o público presente. Depois do evento, às 12h30m, será aberto espaço para internautas mandarem suas perguntas, que serão respondidas, ao vivo, por Roberto Schaeffer pela internet.

O Café Scientifique é utilizado pelos escritórios do British Council em todo o mundo para debater de modo informal sobre temas científicos. O objetivo é democratizar a ciência e torná-la acessível a públicos diversos, sempre ligando diferentes países através de videoconferência, contribuindo com o comprometimento do British Council de reduzir suas emissões de carbono na atmosfera, pois evita a necessidade de deslocamento por transporte aéreo. A iniciativa faz parte do projeto macro ‘De Olho no Clima’, desenvolvido pelo British Council e que busca realizar ações em todo Brasil e no mundo para conscientizar e informar a sociedade sobre o aquecimento global.

"Essa questão das Mudanças Climáticas é de grande importância para British Council, e é a área onde estamos investindo fortemente este ano, seja no Brasil ou nos demais países onde temos escritórios. Por isso, criamos essa série especial de debates sobre o tema, para que jovens de diversas partes do mundo possam trocar experiências sobre um assunto tão importante para todos", explica Daniella Padula, diretora de Operações do British Council Rio de Janeiro e gerente do Projeto de Mudanças Climáticas.

Biocombustíveis no Brasil - O Brasil tem muito a contribuir quando se trata de fontes alternativas de energia, visto que é detentor de importante conhecimento na área de biocombustíveis, especialmente no uso de etanol de cana-de-açúcar como combustível automotivo. A matriz energética brasileira é uma das mais limpas do mundo e, atualmente, mais de 45% de toda a energia consumida no país provêm de fontes renováveis. Isto, aliado a outras soluções criativas, demonstra a nítida vantagem que o Brasil tem no contexto mundial atual, em que as preocupações com a segurança energética e com o meio ambiente têm levado diversos países a buscar alternativas aos combustíveis fósseis e a tentar implementar iniciativas para reduzir suas emissões de gases geradores de efeito estufa (GEE).

No entanto, a ONU acredita que alguns métodos atuais para a geração de bioenergia em países em desenvolvimento poderão ter um efeito negativo em comunidades locais e no ecossistema. Qual é o equilíbrio ideal entre a produção de alimentos e de combustíveis? Como lidar com a possibilidade de as mudanças climáticas minarem a produtividade agrícola e também com os esperados efeitos do uso de biocombustíveis nos preços dos produtos agrícolas para consumo humano, num mundo onde milhões sofrem com fome? Esses e outros tópicos serão debatidos durante o evento de quarta-feira.

Perfil dos Convidados: Dr. Ajay Kohli é especialista da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, e seu trabalho de pesquisa no Instituto para Pesquisa em Meio-Ambiente e Sustentabilidade (Institute for Research on Environment and Sustainability-IRES) é voltado para a Agricultura Molecular. Diversos projetos estão em curso e dão base à genética molecular e ao estudo de genomas relativos à agricultura sustentável. Destacam-se estudos sobre a oleaginosa jatrofa (pinhão-manso) para a produção de biodiesel e a determinação da base metabólica e molecular de estratégia divergente em árvores tropicais resistentes à seca.

Dr. Ajay Kohli é formado em biologia pela University of Lucknow, na India; possui um mestrado pela mesma universidade e é Doutor em Biologia pela University of East Anglia, Inglaterra (John Innes Centre).

Roberto Schaeffer é Professor Associado do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, e também um dos pesquisadores brasileiros que compõem o IPCC - Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. Entre suas linhas de pesquisa estão as mudanças climáticas globais, as fontes alternativas de energia, a eficiência energética e os cenários futuros de oferta e de demanda de energia.

É engenheiro com pós-doutorado (1992) e doutorado em Energy Management and Policy (1990), ambos pela Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, e mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1986). Faz parte do grupo de editores das revistas científicas britânicas Climate Policy e Energy Policy; do Painel de Metodologias em Linhas de Base e Monitoramento do Mecanismo do Desenvolvimento Limpo da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (Meth Panel of the Clean Development Mechanism of the United Nations Framework Convention On Climate Change); e do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e laços que gerem benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente por meio da atuação em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Ciências, Artes, Governança / Direitos Humanos. A organização atua em 223 cidades e 109 países, com parceiros como os governos locais em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada. O British Council é uma organização apolítica que trabalha em conjunto com o governo britânico, promovendo oportunidades iguais a todas as pessoas. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Site www.britishcouncil.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira