Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2013 - 08:45

Só faltou gerar riqueza: as lições do Grupo EBX


São muitos os comentários sobre as causas do colapso do Grupo EBX, comandado pelo empresário Eike Baptista. No meu modo de ver, a verdadeira causa não está no plano de negócio, na estratégia e nem na administração financeira, mas sim na falta de alinhamento com a missão empresarial. Da mesma forma que nascemos neste mundo porque temos uma missão a cumprir, a empresa também nasce porque existe uma razão, um valor, uma missão.

A missão deve ser o mandamento que guia todos os procedimentos, condutas e relações de negócios pela empresa inteira - a começar pelo presidente, diretores, gerentes e funcionários. Escrever a missão da empresa é a coisa mais importante e a primeira coisa a ser realizada pelo empreendedor. Então, qual é a missão de uma empresa?

Sakyamuni (Buda) quando despertou após seis anos jejuando na floresta disse: este mundo é o mundo da vivificação mútua, onde todos se beneficiam cada qual suprindo a necessidade do outro. A missão da empresa é: criar, desenvolver, produzir produtos ou serviços para suprir as necessidades das pessoas. Isso é gerar “riqueza”.

Muitas pessoas consideram como riqueza apenas coisas como ouro, diamante, petróleo, dinheiro, fazenda, fábrica, etc. São coisas que tem muito valor econômico, coisas mensuráveis monetariamente. Mas será que esses bens suprem as necessidades das pessoas? Sim, mas não de todas as pessoas e nem todas as necessidades. Por exemplo, para aquele que está morrendo de fome ou sede no deserto, petróleo não serve para nada.

A vassoura, a caneta, pão, leite, ouro, dinheiro, petróleo. Tudo é riqueza. Porém, o que define se naquele momento o produto ou serviço é uma riqueza é a condição: serve para suprir a necessidade da pessoa naquele lugar, naquele momento? Assim, riqueza é qualquer objeto ou serviço que serve para eliminar ou aliviar a dor ou sofrimento, dificuldade ou desconforto. Proporcionar alegria, felicidade, facilidade, alívio, conforto, esperança.

Quanto mais um produto ou serviço possuir estas duas características, mais valor intrínseco ele terá. Quanto mais “valor” tiver, maior será seu “preço” de mercado. É o “valor agregado” ou “valor percebido” que os consultores de empresas dizem para agregar nos produtos ou serviços. O que as empresas precisam produzir são riquezas que possuam intrinsecamente muito destas duas características.

O principal objetivo de uma empresa não deve ser a “margem de lucro” ou “lucro”. O empreendedor deve-se preocupar com a “riqueza” que está produzindo e o “valor” que está entregando. É isto que satisfaz a necessidade das pessoas. Sem gerar riqueza a empresa não cumpre a verdadeira finalidade de nascer, crescer e continuar existindo.

A riqueza é também a manifestação de uma mente rica, pensamento de abundância e grandeza interior. Neste aspecto, Eike Baptista é exemplo de mente rica, abundante que conseguiu materializar riquezas aparentes. Mas, as coisas aparentes aparecem e desaparecem com o tempo. Só faltou gerar a verdadeira riqueza, que é a base necessária para dar a sustentabilidade e continuidade à riqueza.

A pobreza é a manifestação da mente pobre, pequena (mesquinha), pensamento de carência (faltas). Basta escutar a conversa das pessoas pobres que não conseguem sair deste círculo: geralmente giram em torno de coisas que “faltam”, acompanhadas de atitudes “mesquinhas”. Por causa disso, poucos pobres conseguem sair do círculo da carência. Exceções são pessoas que possuem grandeza interior: generosidade, misericórdia, educação e atenção.

Ser rico significa que se tem a capacidade de produzir algo com a capacidade de beneficiar grande número de pessoas e que tem também uma mente rica que atrai a riqueza. Se muitas pessoas do mundo necessitarem da riqueza que produz, você tem a possibilidade de conquistar o mundo e ficar rico. Exemplos não faltam: Steve Jobs, Bill Gates, etc.

Agora é só tirar as próprias conclusões. Que riquezas foram produzidas pelo Grupo EBX? Foram produzidos produtos ou serviços que tem as duas características intrínsecas que definem como sendo riqueza? Você, empreendedor, está produzindo a verdadeira riqueza com muito valor intrínseco? Qual o grau da sua grandeza interior? Qual é o padrão de pensamento: costuma falar sobre abundâncias ou faltas? Tem mente rica e gosta de lugares e ambientes que os ricos frequentam ou mente pobre que pechincha tudo, quer gastar o menos possível em tudo e se contenta com coisas baratas?

. Por: Orlando Oda, administrador de empresas, mestrado em administração financeira pela FGV e presidente do Grupo AfixCode.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira