Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2013 - 14:21

Consórcio de cinco empresas japonesas adquirem 30% da Ecovix-Engevix


Barueri (SP) – Cinco empresas japonesas – Mitsubishi Heavy Industries Ltd. (MHI), Imabari Shipbuilding Co. Ltd., Namura Shipbuilding Co. Ltd., Oshima Shipbuilding Co. Ltd. e Mitsubishi Corporation – concordaram em adquirir parte do capital da Ecovix -Engevix Construções Oceânicas S.A. (Ecovix), empresa líder da indústria brasileira da construção oceânica. Um Contrato de Compra e Venda de Ações (SPA - Stock Purchase Agreement) entre o consórcio japonês e os sócios brasileiros foi assinado no dia 22 de outubro (terça-feira), em Tóquio. A iniciativa marca o primeiro investimento por um consórcio de estaleiros japoneses e uma trading internacional junto ao mercado brasileiro da construção oceânica, objetivando prosperidade recíproca por meio do aporte de tecnologias avançada e expertise operacional pelas empresas japonesas, em linha com a estratégia brasileira de promoção da indústria local.

Como resultado dessa iniciativa, o Consórcio Japonês liderado pela Mitsubishi Heavy Industries, comprará 30% do capital da Ecovix Engevix Construções Oceânicas. A conclusão da aquisição é esperada para tão logo as partes obtenham a aprovação do CADE, e será feita por meio de uma companhia de propósito específico (SPC – Special Purpose Company) a ser estabelecida no Brasil pelas cinco consorciadas. A MHI terá a maioria das ações dessa nova empresa e as restantes serão distribuídas entre as demais sócias japonesas.

“É com muito orgulho que a Ecovix comunica ao mercado brasileiro este negócio. O portfólio de negócios e a capacidade operacional da nossa empresa aliados ao grande potencial do mercado brasileiro foram indispensáveis para a conclusão do acordo com um grupo de empresas da mais elevada capacidade técnica. Com esse negócio, ganhamos ainda mais força e consolidamos nossa posição de destaque no setor”, disse Gerson Almada, presidente da Ecovix. Na presença de autoridades japonesas e brasileiras, o Contrato de Compra e Venda de Ações foi assinado em Tóquio por representantes das seis empresas - Ecovix, MHI, Imabari Shipbuilding, Namura Shipbuilding, Oshima Shipbuilding e Mitsubishi Corporation.

A Ecovix é controlada pelo Grupo Jackson, a empresa holding que consolida as atividades da empresa brasileira líder de engenharia Engevix Engenharia e também controla a Desenvix (geração de energia renovável) e a Infravix (gerenciamento de infraestrutura). A Ecovix foi estabelecida em 2010 para a construção da primeira encomenda de oito cascos das Unidades Estacionárias de Produção (FPSO’s – Floating, Production, Storage and Offloading) da Petrobras e que darão suporte ao programa de exploração do petróleo na camada do pré-sal. Em Agosto de 2012, a Ecovix foi também contemplada com novos contratos para o fornecimento de serviços de engenharia, suprimentos e construção de três navios sonda para a SETE Brasil, uma empresa detentora de ativos atuante no segmento de óleo e gás, igualmente engajada no programa brasileiro de exploração da camada do pré-sal.

As reservas de petróleo da camada do pré-sal foram as maiores descobertas de óleo das últimas décadas e representam um desafio tecnológico que tem sido superado com sucesso pela Petrobras. O Brasil espera não só atingir sua autossuficiência na produção de petróleo como tornar-se exportador nos próximos anos. Por esta razão a exploração e produção de petróleo a partir dessas reservas constituem-se em importante parte dos planos brasileiros para as próximas duas décadas.

Nessa mesma linha, o país vem adotando uma estratégia de atração de novas tecnologias e de desenvolvimento da indústria local, inclusive o da construção naval oceânica. Ao mesmo tempo, o país tem visto crescer sua demanda por navios e estruturas marítimas de todos os tipos, inclusive de navios-sondas e unidades estacionárias de produção (FPSO’s), que são equipamentos essenciais à exploração e produção de petróleo das camadas do pré-sal.

A presença dessas importantes empresas japonesas e de construção naval, por meio de sua participação no capital, possibilitará à Ecovix contar com suporte diferencial e contribuir decisivamente nos esforços empreendidos nacionalmente para o atendimento dos padrões de qualidade e de cumprimento de prazos na construção desses que são equipamentos críticos de exploração do pré-sal, bem como para atendimento da crescente demanda por maior segurança dos processos produtivos nos campos de exploração.

Juntamente com a Funcef – Fundação dos Economiários Federais, o terceiro maior fundo de previdência da América Latina, a Ecovix também controla a RG Estaleiros, responsável pelo estaleiro de Rio Grande. A Ecovix emprega mais de 5.000 profissionais, detém o maior dique seco do país, além do maior pórtico de elevação e transporte de cargas, com capacidade para 2.000 toneladas.

A excelência da equipe gerencial e o suporte tecnológico avançado das cinco empresas que constituem as empresas consorciadas, associados às capacitações empreendedoras brasileiras e às extraordinárias instalações dos estaleiros de Rio Grande garantem os elementos chave que asseguram o posicionamento de liderança da Ecovix como a melhor empresa de construção naval e oceânica do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira