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23/10/2013 - 14:53

Com dados do IBGE de 2010 ABAP apresenta relatório: ‘A Indústria da Comunicação no Brasil’

A indústria da comunicação movimentou, em 2010, R$116 bilhões, o que representa 3,15% do PIB daquele ano. As informações estão contidas no relatório “A Indústria da Comunicação no Brasil”, preparado pela ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, com base em dados do IBGE. São informações da publicidade, rádio, TV, internet e pesquisas de mercado, entre outros setores em que a propaganda é relevante. Os dados não se referem apenas a investimento publicitário, pois englobam o valor das empresas de comunicação, de acordo com as receitas apresentadas em seus balanços.

De acordo com o levantamento, a indústria contava com 85,7 mil empresas, que recolheram mais de R$ 14,7 bilhões em impostos. Ainda segundo o estudo, em 2010, o setor de comunicação – do qual, neste ano, foi excluído o telemarketing, porque a publicidade passou a ter um peso muito pequeno nesta atividade – pagou R$ 23 bilhões em salários e obrigações a 641 mil pessoas, entre sócios e empregados com carteira assinada.

Dos doze setores analisados, a TV aberta foi a que registrou a maior receita – mais de R$ 21 bilhões. A publicidade ocupa o quarto lugar, com receitas de R$ 13,9 bilhões, mas está em segundo lugar no número de empresas – são mais de 13,8 mil. As empresas de internet com forte presença de publicidade (portais, websites, buscadores, hospedagem) ocupam o primeiro lugar, com 14.350 companhias no total. A publicidade lidera o ranking de colaboradores, com 98,1 mil, seguida igualmente pela internet, com 88,9 mil funcionários.

Na classificação do IBGE, publicidade engloba agências, empresas de outdoor, criação de estandes, promoção de vendas, marketing direto, consultoria em publicidade, propaganda aérea e serviços de alto-falante.

Os dados deste estudo de 2010, que tem origem no balanço das empresas, não podem ser comparados ao do levantamento anterior, de 2008, em razão da mudança de metodologia das pesquisas adotadas pelo IBGE e pela própria ABAP, que pretende elaborar uma nova série com idêntica metodologia para comparação ano a ano.

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