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23/10/2013 - 15:15

Comércio online atingiu R$ 28 bilhões anuais no Brasil em 2012, ante os apenas R$ 8.2 bilhões de 2008

Receita anual do comércio atingiu patamar de R$ 2,5 trilhões em 2011, segundo Mapa elaborado em parceria com a FGV.

O Mapa Estratégico do Comércio Brasileiro, desenvolvido pela Fecomércio RJ, em parceria com a FGV, aponta que o segmento de eletrodomésticos responde por 15% de todas as vendas via Internet realizadas no Brasil em 2012 e que, no ano passado, atingiram o patamar de R$ 28 bilhões, ante os apenas R$ 8,2 milhões registrados em 2008.

O segundo nicho participação é o de informática, com 12%, seguido pelos Eletrônicos, com 8% das vendas online. Já os segmentos de Saúde & Beleza e Moda & Acessórios respondem, cada um, por 7% dos negócios, enquanto outros 51% das vendas por Internet se distribuem por demais segmentos, como bebidas, construção, papelaria, livros etc.

O Mapa Estratégico do Comércio é um dos mais completos estudos já realizados sobre o setor no País. Ele traz um diagnóstico minucioso sobre o desempenho do comércio nos últimos 10 anos, apontando as diretrizes e ações para o seu aperfeiçoamento no período 2014 - 2020.

O estudo assinala que embora tenha crescido em 115% a penetração da Internet no País, na comparação com 2003, o índice das pessoas com acesso ainda representa apenas 56% da população. Com isto, pontua o documento, pode-se esperar uma participação ainda maior das vendas online nas receitas totais do comércio que, em 2011, atingiram o patamar de R$ 2,5 trilhões, incluindo-se os negócios eletrônicos e os realizados nas lojas.

De acordo com Orlando Diniz, presidente da Fecomércio RJ, além de dominar cada vez mais a Internet como canal de oferta dos estoques e de contato direto com o cliente, o varejo nacional está avançando no uso de várias tecnologias, como o atendimento ao cliente com o apoio de terminais móveis, ligados ao estoque ou ao caixa, e a aceitação de pagamentos por meio de celulares. "O Comércio brasileiro está empregando cada vez mais a gestão automatizada, através de tecnologias voltadas para o conhecimento do cliente e para o cruzamento de dados de consumo em suas estratégias de negócio", prossegue Orlando Diniz.

.[O Mapa Estratégico do Comércio na página web: http://www.fecomercio-rj.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=12900&sid=96].

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