Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2013 - 15:25

DingLi apresenta sistemas de monitoração de redes móveis autônomos e em tempo real

São Paulo- A DingLi Communications, empresa global especializada em otimização de redes sem fio, está anunciando no Futurecom 2013, que se realiza nesta semana no Rio de Janeiro, a disponibilidade comercial no país de dois equipamentos para testes e medição de qualidade das redes móveis, que acabam de receber a homologação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Além disso, a empresa está apresentando no evento a nova versão de sua plataforma autônoma de medição de redes sem fio, que foi rebatizada de Fleet Unify.

“O monitoramento da qualidade de rede vem ganhando cada vez mais importância no Brasil”, observa Marcello Sarmanho, diretor de vendas para América Latina da DingLiCom. “E isso se deve não só às Resoluções 574 e 575 da Anatel (relacionadas à gestão da qualidade do Serviço Móvel Pessoal), mas também às necessidades das próprias operadoras, especialmente as que estão implantando as novas redes de quarta geração, com tecnologia LTE. Com nossos produtos, elas podem fazer o planejamento, otimização e análise de desempenho das redes, principalmente em clientes e locais estratégicos, como os estádios de futebol que vão sediar os jogos da Copa do Mundo”, acrescenta.

As grandes atrações do estande da DingLiCom no Futurecom são a Unidade Remota de Controle (RCU, na sigla em inglês) e o terminal Pilot Scout, equipamentos produzidos pela empresa que já estão disponíveis para comercialização no país - com o devido selo da Anatel. A RCU é uma solução autônoma de teste e medição que abriga oito módulos de coleta (SIM card) e um de transmissão, o que permite avaliar até oito linhas de operadoras diferentes e realizar testes de benchmark para todas as operadoras simultâneamente. Como o equipamento incorpora um modem, a transmissão dos dados de medição para o servidor - onde são processados - é feita em tempo real. Compacta, a solução pode ser instalada facilmente até em motos ou a bordo de táxis, por exemplo.

Já o Pilot Scout, que está sendo lançado no país na versão 2.0, é um dispositivo portátil de medição, também autônomo, concebido para ser instalado em pontos fixos, com o objetivo de monitorar a qualidade do sinal de redes móveis. Na nova versão, o equipamento abriga dois SIM cards: um para a coleta dos dados e outro para a sua transmissão para o servidor, também simultâneamente e pela rede celular (não necessariamente da mesma operadora). Outra novidade do produto é a bateria interna com autonomia para três horas, o que permite seu uso como terminal móvel, em aplicações como integração de sites e drive test.

“Como a configuração, tanto do Pilot Scout como da RCU, é feita pela web, a coleta dos dados não depende de um técnico”, afirma Marcello Sarmanho. “Portanto, é possível colocar o equipamento em qualquer veículo rodando por determinada área, para coletar informações sobre a qualidade da rede sem fio, de forma automática.”

Plataforma unificada-Para a análise dos dados de medição, a DingLiCom oferece a plataforma Fleet Unify, que recebe os dados da RCU, do Pilot Scout e agora, na nova versão, de todos os outros produtos da linha da empresa - que inclui ainda, entre outros, os softwares Pilot Pioneer, indicado para aplicações de drive test de redes móveis (2G, 3G e 4G), e Pilot Walktour, para testes e avaliação da qualidade do serviço de aplicativos móveis principalmente em ambientes fechados (indoor). “Agora temos uma plataforma única de análise para todas as soluções DingLiCom”, destaca Sarmanho.

A principal função do Fleet Unify é realizar o pós-processamento dos dados coletados, a partir dos quais o sistema gera os relatórios, automaticamente, de acordo com os parâmetros definidos pelo cliente. Além disso, a plataforma permite programar alarmes - por exemplo, avisando quando a quantidade de queda nas ligações atingir determinado nível.

Outra novidade na linha da DingLiCom, em exibição no Futurecom 2013, está no Pilot Walktour Pack, uma espécie de mochila (case) que abriga e gerencia até seis telefones com o software Walktour ao mesmo tempo, por intermédio de um iPad ao qual se conectam via rede Wi-Fi. A solução, indicada para testes de cobertura e comparação de medições (benchmarks) de operadoras diferentes em ambientes fechados - agora inclui também aparelhos LTE, o que permite avaliar a qualidade do serviço das novas redes 4G. O case é fornecido com uma bateria e um carregador que alimentam todos os aparelhos do pacote. O estande da DingLiCom está localizado no C52 do Riocentro.

A DingLi Communications Corp., Ltd. é uma das maiores empresas privadas da China na área de equipamentos de teste RF e serviços de engenharia de rede. As soluções da DingLi estão implantadas em 40 países nos seis continentes, reforçando atualmente sua operação no Brasil e na América Latina. A linha de produtos e serviços inclui ferramentas de desempenho e qualidade de redes, manutenção, otimização, planejamento, pós-processamento e testes para todas as principais tecnologias de redes RF - entre elas, GSM, CDMA (EVDO), WCDMA (HSDPA, HSUPA, HSPA+) e TD-SCDMA, além de Wi-Fi, WiMAX e LTE.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira