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23/10/2013 - 16:17

O desorganizado e desatualizado mercado de moda

Em meados do século XIX quando o costureiro inglês Charles Frederick Worth, considerado o “Pai da alta costura”, começou a utilizar homens e mulheres na apresentação de suas peças para a alta realeza, introduzindo o conceito de coleções ao lançar sucessivamente novas linhas, promoveu a mudança nas tendências e criou o que chamamos até hoje de desfiles de moda.

Já próximo ao final do século XX, o universo fashion passou a ganhar parte da atenção da imprensa. Jornais, revistas e televisão faziam uma ponte entre as tendências, os luxuosos desfiles e o restante da sociedade, que mesmo sem pronto acesso, demonstrava paixão pelo assunto.

Após os anos 2000, com o potencial econômico do setor alavancado, o mundo da moda tornou-se mais um holofote midiático. Desfiles televisionados, modelos fotográficos, notícias na Internet, e o acesso a esse universo foi praticamente instantâneo.

Mas independentemente dessa evolução midiática, desde os tecelões, passando por Worth e chegando até mesmo a Karl Lagerfeld, consagrado estilista da Chanel, no quesito informação a evolução foi zero.

Apenas baseadas no gênio criativo de seus estilistas, as marcas de consumo de Moda foram criando peças e despejando no mercado. Nunca houve de fato uma organização de dados e informações para conhecer o público, entendê-lo e então desenvolver coleções sobre medida.

Tamanha desorganização também é marcada pela falta de termômetro real sobre o que os fãs acham de cada marca, e qual o verdadeiro motivo que determinadas peças de uma coleção não emplacam.

Falta informação, falta análise das marcas e engajamento das pessoas com suas peças, identificar hábitos de consumo, criar produtos baseados em informações.

Ao contrário da época de Charles Worth, onde meia dúzia de costureiros estilistas ditava moda, hoje esse poder está nas pessoas, nas redes sociais e suas informações. É hora de ouvirem essas vozes, é hora de organizar e informatizar o mundo da moda.

. Por: Flávio Pripas, sócio fundador da rede social de moda Fashion.me: http://fashion.me

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