Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2013 - 08:51

Estado do Rio concede incentivo fiscal para renovação da frota de caminhões


Programa prevê a substituição de 40 mil veículos em cinco anos, reduzindo a média de idade da frota para 12 anos.

Resende - O Governo do Estado deu início, no dia 23 de outubro (quarta-feira), às vendas de veículos do Programa de Incentivo à Modernização, Renovação e Sustentabilidade da Frota de Caminhões do Estado do Rio. O programa tem como objetivo reduzir a idade média da frota de veículos, que hoje chega a 17 anos. No total, o estado tem 137 mil caminhões, sendo que 51% têm mais de 20 anos de uso. A intenção do Governo é substituir até 40 mil veículos nos próximos cinco anos, abaixando, assim, a média de idade da frota para 12 anos.

Para participar do programa, o dono do caminhão entrega o seu veículo antigo, que será comprado por uma empresa de reciclagem certificada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). As siderúrgicas Votorantim e Gerdau foram as primeiras a serem aprovadas para realizar o trabalho. Após entregar o caminhão antigo para a reciclagem, o dono recebe um certificado no valor do caminhão, o que o habilita a participar do programa. Esse valor será abatido na compra de um novo veículo e ele terá a isenção do ICMS, que hoje está em 12%.

Além disso, o governo vai conceder um crédito dividido em 48 parcelas, o equivalente a 12% do valor do caminhão novo, que será abatido do ICMS que o contribuinte paga sobre as atividades do veículo. De acordo com as regras, o valor do novo caminhão não pode ser inferior a 7,8% do preço do veículo antigo. No evento de lançamento do programa, na fábrica da MAN Latin America, que produz caminhões na cidade de Resende, o governador Sérgio Cabral afirmou que o programa é audacioso principalmente do ponto de vista ambiental. Um caminhão novo emite 20 vezes menos partículas poluentes que os antigos.

“Nós estamos fazendo um gol pelo meio ambiente, porque esses caminhões muito antigos poluem muito mais. Esse programa é ainda mais importante se levarmos em consideração a geração de empregos nesta região”, disse o governador, que terminou o seu discurso afirmando que pretende voltar em cinco anos para comemorar os 40 mil novos caminhões novos no estado.

Para o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, o ponto que diferencia esse programa dos demais já feitos para incentivar a compra de caminhões é que o atual tem como principal intuito retirar os veículos velhos das ruas.

“ Todos os outros programas davam incentivo para a compra de novos caminhões, mas os antigos continuavam andando por aí. Esse é diferente. Nós vamos fazer uma renovação da frota”, afirmou Pezão.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, destacou a importância do programa para o fortalecimento da produção de caminhões no estado. Todo o incentivo só é dado para as compras de veículos produzidos no Rio.

“Nós lutamos para que o dinheiro produzido aqui seja gasto aqui. O comprador tem que comprar no nosso estado para ter todos os benefícios”,disse o secretário.

O programa já vendeu 200 caminhões antes mesmo do seu lançamento. Cem unidades foram vendidas para o Sindicarga (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro) e outras 100 para a empresa de logística e transportes JSL. De acordo com o presidente da Sindicarga, Francesco Cupello, tudo o que o empresário precisa é de incentivo para investir mais no estado.

“ Nós temos muitos tributos no país e um programa desse é essencial para incentivar o investimento aqui”, disse Cupello, que já pensa em comprar mais unidades dentro do programa. O Sindicarga representa 350 empresas em todo o estado.

Montadora receberá investimento de R$ 1 bilhão até 2016-A MAN Latin America, que chegou em Resende em 1996, está investindo mais de R$ 1 bilhão no estado. O ciclo de recursos, que começou em 2012, vai até 2016. Para o presidente da empresa, Roberto Cortes, esta é a continuação de um projeto que começou em 2008 e que prevê a ampliação da capacidade produtiva da cidade nos próximos anos.

“ O Governo do Rio é mais uma vez o nosso parceiro no novo período de novos investimentos em Resende. Isto aumentará a geração de renda que promovemos na região”, disse o presidente. | . Suzane Lima.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira