Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2013 - 09:00

3T13 é o melhor do ano em atividade de fusões e aquisições, aponta KPMG

Com 214 transações realizadas entre julho e setembro, o terceiro trimestre de 2013 foi o período do ano com o maior número de fusões e aquisições concretizadas no país, inclusive, com um resultado melhor do que o apresentado no mesmo intervalo em 2012. Os dados constam na pesquisa realizada trimestralmente pela KPMG no Brasil e que inclui 43 setores de negócios.

“Apesar da desaceleração no número de negócios no primeiro semestre desse ano, tivemos uma ligeira recuperação no terceiro trimestre, com um crescimento de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas, se considerarmos apenas as transações realizadas em 2013, o aumento foi relevante já que nos dois primeiros trimestres tivemos 192 e 194 operações, respectivamente”, analisa Luís Motta, sócio–líder da área de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil.

As transações domésticas foram as mais realizadas, entre julho e setembro, com 98 operações concluídas, número 16,7% superior ao terceiro trimestre do ano passado. Já se somarmos as operações do tipo CB2 (empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior) e CB3 (empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil), notamos que a atividade brasileira na ponta compradora representa 53% do total do terceiro trimestre deste ano.

“No acumulado de 2013, tivemos 600 transações já concretizadas, sendo 336, ou seja, 56% de brasileiros na ponta compradora, enquanto em 2012 esse percentual foi de 47,5%. Isso evidencia o aumento do apetite das empresas brasileiras e, por outro lado, o recuo das estrangeiras, estimuladas, principalmente, pela diminuição da expectativa de crescimento do país”, explica Motta.

Dentre os segmentos que mais realizaram fusões e aquisições no terceiro trimestre deste ano, os destaques foram o setor de Tecnologia da Informação (20), Alimentos, bebidas e tabaco (16), Energia (15) e Instituições financeiras (14).

3 tri 2013.................Total
CB1.................................79
CB2..................................8
CB3..................................7
CB4.................................19
CB5..................................3
Domestic.....................98
Total.............................214

. Legendas: Transações Domésticas: entre empresas de capital brasileiro
.CB1: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
.CB2: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior.
.CB3: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
.CB4: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
.CB5: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no exterior.

A Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil é realizada trimestralmente e apura as operações efetivamente concluídas e divulgadas que envolvam empresas estabelecidas ou com presença no País.

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory presente em 156 países, com 152.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro darede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative ("KPMG International"), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.

No Brasil, a organização conta com aproximadamente 4 mil profissionais distribuídos em 20 cidades de 11 Estados e Distrito Federal. | Site: kpmg.com/BR.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira