Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2013 - 09:10

O retrô nas ações de grandes empresas

A tendência retrô está em alta nas ações de marketing de grandes companhias. Diversos anúncios seguem a tendência e inúmeros produtos estão sendo relançados, motivados pelo desejo do consumidor de resgatar uma memória afetiva.

Este ano, a PepsiCo completa 60 anos de história no Brasil e para comemorar lançou o concurso “Caçador de Memórias”, que tem como objetivo resgatar histórias reais de consumidores com suas marcas. Para isso, aposta na tendência retrô e convida os consumidores a contarem suas histórias.

Para participar basta acessar o hotsite hospedado no site da PepsiCo: [www.pepsico60anos.com.br]. Nesta plataforma, os consumidores poderão contar fatos marcantes de suas vidas, relacionando-os aos produtos da empresa. A página está organizada como uma linha do tempo e, no conteúdo, há curiosidades e fatos históricos, levantados nos arquivos das marcas e por meio de pesquisas. Os usuários poderão postar suas memórias pessoais em diferentes formatos: vídeos, textos e imagens.

Para facilitar as pesquisas, o hotsite possui mecanismos de busca em que é possível encontrar histórias por nome do autor, data, marcas, histórias institucionais e mais “curtidas”. Todos os usuários que postarem algum material recebem um e-mail com um pin digital, que pode ser compartilhado no Facebook, com os dizeres: “PepsiCo 60 anos – Eu faço parte desta história”, atestando a participação do usuário na trajetória de sucesso da companhia.

As memórias poderão ser enviadas até 26 de novembro. Durante três meses, serão escolhidas as duas melhores histórias por mês, que ganharão um kit de produtos e brindes PepsiCo e uma viagem para a cidade de São Paulo, para uma visita à fábrica da PepsiCo, em Itu.

Recentemente, diversas companhias também adotaram a tendência retrô na divulgação de suas campanhas. Dentre elas podemos citar: . Adidas: Para divulgar a linha de produtos retrô dos anos 70 e 80, a Adidas criou um site móvel. No endereço, o usuário poderia assistir vídeos, baixar ringtones e wallpapers. Além disso, era possível ouvir músicas de algumas bandas, fazer download das músicas desejadas, assistir vídeos de shows dessas bandas e ainda receber ringtones delas.

. Havaianas: A marca de chinelos completou 50 anos e apostou na tendência retrô em seus lançamentos e em seu 100º comercial. A marca criou um vídeo que reuniu os momentos mais marcantes de seus antigos comerciais. Além disso, relançou as famosas sandálias de 1962 em duas versões: a de solado branco e tira colorida e a de uma cor só, simulando aquelas de solado virado.

.Brastemp: A geladeira Brastemp, nas cores preta, vermelha ou amarela, o eletrodoméstico mais vendido da marca nos anos 50, foi relançado com um design retrô e tecnologia do século 21. A Brastemp também apostou em trazer de volta o modelo retrô de frigobar, com opções coloridas e pé palito.

. Genius: O famoso brinquedo da Estrela, ícone dos nos 80 voltou às prateleiras das lojas de brinquedos. O Genius, aquele disco com luzes amarelo, verde, vermelho e azul foi relançado para o Dia das Crianças. Segundo informações, apenas entre os anos de 1980 e 1981, o brinquedo vendeu cerca de 500 mil unidades, por esse sucesso, a marca decidiu investir no retrô.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira