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24/10/2013 - 09:22

L’Oréal anuncia seu novo compromisso de sustentabilidade para 2020: “Compartilhar a Beleza com Todos”

Jean-Paul Agon, Presidente e CEO da L'Oréal, anunciou hoje o novo compromisso assumido pela L’Oréal para transformar, até 2020, a pegada de sustentabilidade da empresa, realizando ao mesmo tempo sua ambição comercial.

Conseguindo um crescimento sustentável-A ambição da L’Oréal é conquistar 1 bilhão de novos consumidores por meio de sua estratégia de universalização, que pretende atender a todas as diferentes necessidades de beleza de homens e mulheres no mundo inteiro. Parte da estratégia de crescimento do Grupo é o seu compromisso de produzir mais, mas com menos impacto, e envolver os consumidores, que estão no coração de seu negócio, a fazerem escolhas sustentáveis ao lhes oferecer produtos que sejam ao mesmo tempo sustentáveis e desejáveis. Para atingir este objetivo, a L’Oréal se compromete a melhorar todas as partes de sua cadeia de valor, da pesquisa às operações, ao mesmo tempo em que compartilha este crescimento com as comunidades que ela atinge através do lema “Compartilhar a Beleza Com Todos”.

Jean-Paul Agon afirmou: “A L’Oréal tem um forte legado em sustentabilidade e uma ambição minuciosa para o futuro. Temos orgulho de anunciar o lema “Compartilhar a Beleza Com Todos”, nosso compromisso de sustentabilidade para 2020. Acreditamos que os consumidores estão no coração da nossa atitude de sustentabilidade e queremos atingir os próximos um bilhão de consumidores ao mesmo tempo em que fazemos um impacto positivo sobre o mundo. Ao acelerar a inovação sustentável no nosso negócio e ao aproveitar o poder das nossas marcas para informar os consumidores, conscientizaremos as pessoas sobre sustentabilidade e incentivaremos os consumidores a fazerem escolhas mais sustentáveis.”

Estes compromissos são o resultado de dois anos de trocas de informações com vários stakeholders no mundo inteiro. A L’Oréal fará regularmente um relatório sobre o seu progresso com relação a cada meta com a ajuda de um painel de assessores independentes, presididos por José Maria Figueres, uma autoridade no mundo da sustentabilidade, e composto por especialistas internacionais*.

“Compartilhar a Beleza Com Todos” é um compromisso em quatro áreas: 1. Inovar de forma sustentável - Até 2020, inovaremos para que 100% dos nossos produtos tenham um benefício ambiental ou social.

A cada vez que inventarmos ou atualizarmos um produto, melhoraremos o seu perfil ambiental ou social com relação a pelo menos um dos seguintes critérios: . A nova fórmula deverá reduzir a pegada ambiental.

. A nova fórmula deverá usar matérias-primas renováveis que sejam obtidas de forma sustentável, ou matérias-primas derivadas da química verde.

. A nova embalagem deverá ter um perfil ambiental melhorado.

. O novo produto deverá ter um impacto social positivo.

2. Produzir de forma sustentável – Até 2020, reduziremos a nossa pegada ambiental em 60 % ao mesmo tempo em que levaremos a beleza a um bilhão de novos consumidores.

. Reduziremos as emissões de CO2 em nossas fábricas e centros de distribuição em 60 % em termos absolutos, a partir de uma linha de base de 2005.

. Reduziremos o nosso consumo de água em 60% por unidade de produto acabado, a partir de uma linha de base de 2005.

. Reduziremos os resíduos em 60% por unidade de produto acabado, a partir de uma linha de base de 2005.

. Enviaremos zero lixo a aterros.

. Reduziremos as nossas emissões de CO2 oriundas de transporte de produtos em 20 % por unidade de produto acabado a partir de uma linha de base de 2011.

3. Viver de forma sustentável - Até 2020, faremos com que cada consumidor da L’Oréal possa fazer escolhas sustentáveis de consumo ao mesmo tempo em que melhoraremos a beleza do planeta.

. Usaremos uma ferramenta de avaliação de produtos para avaliar o perfil ambiental e social de 100% dos novos produtos e todas as marcas disponibilizarão estas informações para permitir que os consumidores façam escolhas sustentáveis de estilo de vida.

. Todas as marcas L’Oréal avaliarão onde têm o maior impacto ambiental e social, e assumirão compromissos para melhorar sua pegada. Cada marca fará relatórios de seu progresso e conscientizará os consumidores sobre escolhas sustentáveis de estilo de vida.

. Os nossos consumidores poderão influenciar as nossas ações de sustentabilidade através do nosso painel de sustentabilidade dos consumidores.

4. Desenvolver de forma sustentável: a. Funcionários: Até 2020, os funcionários da L'Oréal terão acesso a seguro saúde, proteção social e treinamento, onde quer que estejam no mundo.

. Daremos cobertura de saúde aos funcionários, o que está alinhado com a melhor prática do país onde estão baseados.

. Daremos proteção financeira a todos os funcionários caso ocorram eventos inesperados como incapacidade ou invalidez permanente.

. Cada funcionário da L'Oréal terá acesso a pelo menos um treinamento por ano, onde quer que esteja no mundo.

b. Fornecedores: Até 2020, 100% dos nossos fornecedores estratégicos participarão do nosso programa de fornecedor sustentável.

. Todos os fornecedores estratégicos serão avaliados e selecionados com base no desempenho social e ambiental.

. Todos os fornecedores estratégicos terão que completar uma auto-avaliação sobre sua política de sustentabilidade, com o nosso apoio.

. Todos os fornecedores terão acesso às ferramentas de treinamento da L’Oréal para melhorar suas políticas de sustentabilidade.

. 20% dos fornecedores estratégicos serão associados ao nosso programa de obtenção solidária de matérias-primas.

c. Comunidades: Até 2020, possibilitaremos que mais de 100.000 de pessoas de comunidades carentes, equivalente ao tamanho da nossa força de trabalho mundial, tenham acesso ao trabalho.

Realizaremos a nossa meta através de programas nas seguintes áreas: .Obtenção solidária de matérias-primas

. Distribuição inclusiva.

. Profissionalização da beleza.

. Tutoria e educação comunitária.

. Emprego de pessoas com deficiência ou grupos sócio-étnicos sub-representados.

O nosso painel de especialistas internacionais: .Sze Ping, ambientalista chinês, ex-ativista do Greenpeace, Diretor Executivo do Greenovation Hub.

. Mehjabeen Abidi-Habib, pesquisador paquistanês em ecologia humana, especialistas em gestão de recursos naturais.

. HRH Celenhle Dlamini, sul-africano, um dos Diretores do Instituto Ubuntu que trabalha na realização das Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU.

. Zem Joaquin, americano, especialistas em eco-luxo e fundador do site « eco-fabuloso » para tornar a sustentabilidade desejável.

. Analisa Balares, americana, Fundadora e CEO da WomensphereTM, que desenvolve ferramentas de mídia, comunidades online e um prêmio para inspirar e apoiar mulheres que querem fazer a diferença.

. Christian de Boisredon, francês, promove o conceito de “jornalismo de impacto” através do Sparknews, para dar visibilidade a iniciativas positivas no mundo.

. Mais sobre “Compartilhar a Beleza com Todos” e sobre as últimas realizações da L’Oréal em termos de sustentabilidade: www.loreal.com/sharingbeautywithall.

L’Oréal, a empresa líder mundial em cosméticos, está a serviço de todas as formas de beleza no mundo há mais de 100 anos e construiu um portfólio de 28 marcas internacionais, diversificadas e complementares. Com um faturamento de 22,5 bilhões de euros em 2012, a L’Oréal emprega 72.600 pessoas no mundo inteiro. Em 2013, o Instituto Ethisphere, uma usina de ideias líder internacional para ética empresarial, responsabilidade social corporativa, anticorrupção e sustentabilidade, reconheceu a L’Oréal como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo. Foi a quarta vez que a L'Oréal recebeu esta distinção. [www.loreal.com].

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