Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2013 - 09:39

Campanha Nacional de Conscientização de Psoríase no Brasil

“Psoríase: fere mais que a pele. Com tratamento é possível ter qualidade de vida”.

Dia 29 de outubro é o Dia Mundial da Psoríase e no período de 27 de outubro a 03 de novembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, e outras entidades de capitais brasileiras relacionadas à psoríase, promoverão eventos em prol da conscientização sobre a psoríase. Dentre elas, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, João Pessoa e Fortaleza.

A psoríase ainda é uma doença desconhecida para boa parte da população e continua trazendo um grande impacto negativo na qualidade de vida de seus portadores. “O paciente com psoríase apresenta lesões de pele aparentes, o que lhes provoca constrangimento, comprometendo a interação com outras pessoas e sua autoestima. Os portadores de psoríase apresentam grande melhora quando bem conduzidos e tratados adequadamente. Muitos pacientes mantêm a psoríase sob controle, levando uma vida normal”, explica o Dr. Marcelo Arnone, coordenador da Campanha Nacional de Conscientização de Psoríase

A Campanha Nacional de Conscientização sobre a Psoríase no Brasil pretende ampliar o conhecimento da população sobre a doença, enfocando que é possível controlá-la e estimular o paciente a procurar um dermatologista.

A doença: O que é?-Psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, autoimune, não contagiosa e com incidência genética em cerca de 30% dos casos. Caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, unhas, mãos e pés, cotovelos e joelhos, mas pode afetar toda e qualquer parte do corpo. Surge principalmente antes dos 30 e após os 50 anos, mas em 15% dos casos pode aparecer ainda na infância. Pesquisas mostram que sua incidência é alta, acometendo milhões de pessoas no mundo. A psoríase parece ser transmitida para as próximas gerações de uma família. Os médicos acreditam que ela ocorra por uma alteração do sistema imunológico, que leva a inflamação da pele.

Quais são as causas da psoríase? Apesar das causas da psoríase ainda não estarem totalmente esclarecidas, já é possível identificar fatores que levam ao aparecimento da doença, sendo eles: .Predisposição familiar (genética) |.Estresse emocional|.Infecções |.Traumas físicos e psíquicos |.Efeito colateral de alguma medicação |.Tabagismo |.Alcoolismo |.A psoríase não é uma doença contagiosa.

Quais são os sintomas? .Pele irritada/coceiras |. Manchas vermelhas |. Placas grosas avermelhadas de pele coberta de escamas branco-prateadas |.Dores nas articulações (artrite psoriática) |.Alterações nas unhas, incluindo espessamento da lâmina da unha, alterações na superfície das unhas e descolamento das unhas|. Caspa severa no couro cabeludo.

Como saber se é psoríase? Como a doença, na grande maioria das vezes, se inicia pela pele, o médico capacitado para diagnosticar a psoríase é, principalmente, o dermatologista e, quando a doença afeta as articulações, é o reumatologista. O diagnóstico é feito apenas com exame clínico e, raramente, há necessidade de biópsia - retirada de fragmento da pele para exame. Exames de sangue podem ser solicitados para diagnosticar possíveis doenças associadas, como por exemplo: diabetes, aumento de triglicérides e do colesterol.

A psoríase tem cura? Assim como outras doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e insuficiência cardíaca, a psoríase ainda não tem cura definitiva, mas hoje existem medicamentos e cuidados eficazes que mantém a doença adequadamente controlada.

Novidades apresentadas no 22º Congresso Europeu de Dermatologia-Durante o 22º Congresso Europeu de Dermatologia realizado de 02 a 06 de outubro em Istambul na Turquia, o tema psoríase, novamente, dominou o conteúdo científico. A psoríase, após a revolução biológica da toxina botulínica, ocupa posição de destaque nos congressos e está atraindo o interesse para ações terapêuticas semelhantes em outras doenças, como no câncer da pele, nas doenças bolhosas autoimunes, etc. Segundo o Dr. Lincoln Fabricio, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “As grandes novidades em 2013 estão na segurança dos agentes biológicos, com estudos de longo prazo, e nas novas medicações a caminho. O grande destaque deste ano foi a interleucina 17. Estudos clínicos iniciais das novas drogas anti-IL 17 foram apresentados em diversas palestras no EADV. A era da imunobiologia, com a genética, se concretiza na dermatologia graças a psoríase, e prepara um futuro global e sistêmico”.

Outros novos estudos mostram que pacientes com psoríase de moderada a grave, quando submetidos a exames, revelam inflamação, não apenas na pele, mas também nas articulações, fígado e vasos sanguíneos”, informa Dra. Tatiana Jerez, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Isto seria um indicativo de que, apesar de aparente apenas na pele, a psoríase é uma doença sistêmica, ou seja, que afeta o organismo como um todo.

Além disso, um novo medicamento biológico para psoríase, chamado Secuquinumabe, estará disponível no mercado em breve. Trata-se de um medicamento injetável, com ação no sistema imunológico, com excelentes e rápidos resultados na melhora de pacientes com psoríase extensa.

Para finalizar, o Dr. Ricardo Romiti, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que “um dos destaques do Congresso foi falar sobre “A recente identificação da associação de psoríase moderada a grave com uma série de doenças graves como hipertensão, diabetes e dislipidemia. Fatores estes que aumentam o risco de quem tem psoríase de apresentar um infarto agudo do miocárdio ou mesmo um derrame cerebral”.

.Ações programadas da Campanha: . PB (João Pessoa)-Busto de Tamandaré, fica localizado no final da Av. Pres. Epitácio Pessoa, entre a divisa das Praias de Tambaú e Cabo Branco, dia 26/outubro/2013 (sábado) ,das 06h às 16h.

. CE (Fortaleza), na Praça do Ferreira, dia 29/outubro/2013 (terça-feira), das 8h às 14h.

. RS (Porto Alegre), no Parque Farroupilha ou Redenção, dia 27/outubro/2013 (domingo), das 10h às 14h.

.SP (São Paulo), no Parque do Carmo, fica localizado na Av. Afonso Sampaio Souza, 951 – Itaquera, dia 03/novembro/2013 (domingo), das 9h às 15h.

. RJ (Rio de Janeiro), no Norte Shopping, fica localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 5474 - Cachambi Rio de Janeiro, dia 03/novembro/2013 (domingo), das 10h às 18h. Mais informações: www.psoriasetemtratamento.com.br.

Sociedade Brasileira de Dermatologia [www.sbd.org.br] A Sociedade Brasileira de Dermatologia A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com mais de 6 mil associados, é a segunda maior sociedade dermatológica do mundo, com mais de 100 anos de existência é a única instituição dermatológica reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) e tem como objetivo promover o estudo, ensino e pesquisa na dermatologia e áreas afins. E a presidente da SBD gestão 2013 -2014, é a Dra. Denise Steiner.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira