Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2007 - 09:37

CPqD desenvolve modelo de tráfego de dados para Furnas

Resultados do trabalho garantirão aumento da eficiência da rede de telecomunicações da concessionária.

Campinas (SP) - O CPqD, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, está desenvolvendo um projeto de modelo de tráfego para as redes de telecomunicações de Furnas Centrais Elétricas S.A, empresa de geração e transmissão de energia elétrica do Grupo Eletrobrás. Atualmente, mais de 40% de toda a energia consumida no Brasil passam pelos sistemas da concessionária.

Com a aprovação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, o projeto do CPqD consiste na modelagem analítica e de simulação do tráfego das redes corporativa e operativa a partir de dados obtidos em campo. O primeiro mapeamento da rede corporativa de Furnas identificou o tráfego de 54 diferentes aplicações e serviços, onde 4 deles ocupam 87% do volume trafegado. Essas medições também serão feitas na rede operativa onde trafegam dados críticos de telemetria – informações sobre as linhas de transmissão, relés, disjuntores, enfim, o sistema de operação como um todo.

A segunda fase do projeto consiste na validação das características tanto da rede corporativa quanto da operativa, por meio de medidas e aplicação dos modelos de tráfego, avaliando o comportamento dos equipamentos envolvidos e prevendo o crescimento das redes, evitando eventuais gargalos e até mesmo podendo ser usado para planejar a capacidade dos enlaces de redes ainda não existentes – como, por exemplo, enlace de dados de uma nova usina. Os resultados deste trabalho garantirão um aumento da eficiência da rede de Furnas, bem como a otimização dos seus investimentos em telecomunicações.

“O aspecto inovador deste projeto consiste em elaborarmos um prognóstico seguro do comportamento das redes de telecom no futuro, de forma que a empresa possa prever os investimentos para prover maior segurança nas operações”, afirma Nelson Mincov, da Gerência de Consultoria em Tecnologia de Informação e Comunicação do CPqD.

“Para Furnas, é vital conhecer as características dos serviços que trafegam em sua Rede de Dados e contar com o conhecimento e experiência do CPqD neste projeto que está sendo bem positivo”, afirma Marcelo Rigueti, engenheiro de Telecomunicações de Furnas.

CPqD - Há 31 anos atuando em Telecom e Tecnologia da Informação, o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Emprega cerca de 1.500 profissionais altamente capacitados e está presente em países da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Oceania com suas soluções. Somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 40 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio), e diversos clientes corporativos dos setores financeiro, de energia e governamental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira