Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2013 - 08:05

Vencedores do VI Prêmio Abilux Projetos de Iluminação

São Paulo - Os vencedores do VI Prêmio Abilux Projetos de Iluminação foram conhecidos no dia 22 de outubro (terã-feira), durante evento realizado no Espaço de Eventos Fiesp, em São Paulo (SP) em que a indústria de iluminação comemorou o Dia da Iluminação e os 80 anos o Sindilux – (Sindicato da Indústria de Lâmpadas e Aparelhos Elétricos de Iluminação no Estado de São Paulo).

Os destaques do Prêmio foram o escritório paulista Acenda Projeto de Iluminação, que venceu em três das cinco categorias em que o concurso foi disputado (Residencial, Comercial e Corporativo) e os catarinenses SQE LUZ Joinville e SQE LUZ São Francisco do Sul, os ganhadores, respectivamente, nas categorias Urbana e Especial “iluminação Eficiente”.

A edição 2013 do Prêmio Projetos de Iluminação, uma realização da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) em parceria com a ASBAI, acontece a cada dois anos (anos ímpares). Contou com 36 projetos inscritos.

Júri - Para escolher os melhores projetos foi constituído júri composto por representantes de entidades e instituições ligadas à arquitetura, design, engenharia, conservação de energia e meio ambiente, assim constituído:

Presidente: Teresa Gouvea (Designer - Senai SP). Júri Técnico: Cláudia Borges Shimabukuro (Lighting Designer da LIT Iluminação); Fernando Serapião (Crítico de Arquitetura); Raquel Gomes dos Santos (Arquiteta – Senai SP); Rafael Meirelles David (Divisão de Estudos e Equipamentos Eficientes Eletrobras/Procel) e Marcelo Sigoli (Diretor da Pense Eco).

Os vencedores.:Categoria Residencial:1º lugar: Projeto Residência |Autoras: Luciana Costantin e Paula Carnelós |Escritório: Acenda Projeto de Iluminação.

Para a criação e o desenvolvimento do projeto primeiro colocada na Categoria Residencial, Luciana Costantin e Paula Carnelós levaram em consideração a admiração dos moradores pelo mundo das artes. A partir desta informação as profissionais “lavaram” todos os planos verticais disponíveis com luz geral e com brilho para permitir flexibilidade na mudança de lugar das obras. Para que isso fosse possível foram utilizadas duas tipologias: embutidos de forro wall washer ou sancas invertidas. Os acionamentos das luminárias foram ligados a um sistema de controle que permite flexibilidade de uso dos sistemas. A configuração das luminárias foi feita com uma redução de 10% de fluxo luminoso, permitindo economia de energia.

2º lugar: Projeto Apartamento Campo Belo | Autor: Ricardo Augusto Linhares Rossi | 3º lugar: Projeto Residência |Autor: Fernanda Carvalho.

Categoria Corporativa: 1º lugar: Projeto Espaço Corporativo | Autoras: Luciana Costantin e Paula Carnelós | Escritório: Acenda Projeto de Iluminação.

O projeto para um espaço com áreas de escritório, recepção, lounges e sala de reunião vencedor na Categoria Corporativa privilegiou a economia de energia com a instalação de sensores de controle de luz natural que foram instalados nas duas fileiras de luminárias próximas à fachada. As salas de reunião receberam luminárias de embutir com difusor lateral que garantiu efeito de luz indireto. Nas áreas de circulação estão embutidos de forro, downlight com aletas e lâmpadas fluorescentes compactas. No 3º andar a luz é geral. Há sancas invertidas que destacam os planos verticais.

Houve empate no segundo lugar, da categoria Corporativa.2º lugar: Projeto Hotel Panamby Barra Fund|Autor:Marcos da Silva Castilha.

2º lugar: Projeto Retina Clinic | Autor: JRLUZ Arquitetura de Iluminação | 3º lugar: Projeto Use Móveis – Spazio JK=Autor: JRLUZ Arquitetura de Iluminação.

Categoria Comercial:1º lugar: Projeto Loja de Produtos Importados =Autoras: Luciana Costantin e Paula Carnelós |Escritório: Acenda Projeto de Iluminação,

O conceito do projeto de iluminação do vencedor na Categoria Comercial, uma loja de importados, teve como premissa manter o ambiente livre e com iluminação voltada para os produtos de maneira a destacá-los através de iluminação uniforme e sem sombras. O espaço ganhou profundidade de forma que o cliente pode enxergar toda a extensão da loja. Luciana Costantin e Paula Carnelós optaram pelo uso de um sistema de iluminação de sobrepor linear para lâmpadas fluorescentes tubular com potências 14W, 21W, 28W e 35W e temperatura de cor de 3000K. Na vitrine foram especificadas lâmpadas halógenas dicroicas 20W – 3000K combinadas com fluorescentes do sistema linear para dar mais brilho e destaque. As paredes com prateleiras de madeira receberam cubos com iluminação interna feita com fitas de LED com 8W – 3000K. As áreas externas ganharam embutidos de piso “uplight” para lâmpadas halógenas PAR30, 75W-3000K.

2º lugar: Projeto Restaurante.:Autor: Luciana Costantin e Paula Carnelós | Escritório: Acenda Projeto de Iluminação | 3º lugar: Projeto Brasília Harley Davidson | Autor: Marcos da Silva Castilha | Escritório: Castilha Iluminação.

Categoria Urbana:1º lugar: Projeto Modernização Iluminação Av. Beira Rio de Joinville (SC) |Autoras: Equipe SQE LUZ Joinville | Escritório: SQE LUZ Joinville.

O projeto de Modernização da Iluminação da Av. Beira Rio de Joinville (SC), ganhador na Categoria Urbana, teve como objetivo iluminar e valorizar a calçada, a ciclovia, a vegetação e, na sequência, a pista de veículos. A opção feita pela equipe da SQE LUZ Joinville foi pela luz “branca” respeitando-se a altura e o espaçamento das partes e da vegetação. A escolha recaiu sobre a instalação de postes ornamentais que permitiram o uso de luminárias decorativas formando um conjunto harmônico. O canteiro central recebeu postes do tipo “asa”.

2º lugar: Projeto Iluminação da Fachada da Igreja Matriz de São Francisco do Sul (SC) | Autor: Equipe SQE LUZ São Francisco do Sul|Escritório: SQE LUZ São Francisco do Sul.

3º lugar: Projeto Iluminação da Ciclovia e Passeio de Florianópolis (SC) | Autor: Equipe SQE LUZ Florianópolis | Escritório: SQE LUZ Florianópolis.

Prêmio Especial “Iluminação Eficiente” | Projeto: Iluminação da Fachada da Igreja Matriz São Francisco do Sul (SC) | Autor: Equipe SQE LUZ São Francisco do Sul.

A iluminação da Matriz da cidade de São Francisco do Sul (SC), com 314 anos e tombada pelo IPHAN, foi modernizada pelo projeto desenvolvido e executado pela equipe da SQE LUZ São Francisco do Sul (SC). O trabalho garantiu aos catarinenses o Prêmio Especial “Iluminação Eficiente”. Os projetores convencionais foram substituídos para dar destaque à construção e reduzir o consumo de energia. Foram utilizados na fachada projetores com faixo aberto embutidos no solo para iluminação de destaque. Projetores com tecnologia LED em forma de barras, com temperatura de cor ligeiramente diferente dos projetores de solo, foram colocados em elementos arquitetônicos. A fachada frontal recebeu projetores de solo com lâmpadas multivapor metálico de 150W (branco neutro).

Com a modernização da iluminação a redução de energia foi de 22% na potência instalada o que representou uma economia anual aproximada de R$1.080,00 no consumo de energia considerando a tarifa de energia elétrica da iluminação pública B4a que foi aplicada pela concessionária local, em julho de 2013.

Patrocinadores: GE Iluminação, Itaim Iluminação, LLUM Bronzearte, Lustres Projeto, Reed Exhibitions Alcantara Machado e Schréder.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira