Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2013 - 08:27

Nutricionista alerta sobre os riscos da “ameaça branca”

Atualmente, a obesidade é um dos problemas que a Saúde Pública enfrenta, no Brasil e em outros países do mundo. Com as rotinas diárias cada vez mais agitadas, homens, mulheres e até crianças optam por fast-foods ou alimentos industrializados de fácil preparo, nos quais o ingrediente-base é o glúten, popularmente conhecido como “ameaça branca”. Entretanto, a nutricionista e autora dos livros Tudo posso, mas nem tudo me convém (Loyola, 2013) e Escolhas e impactos – Gastronomia funcional (Loyola, 2012), Dra. Gisela Savioli, alerta sobre os riscos da ingestão desse alimento. O glúten é uma proteína difícil de digerir e está presente no trigo, no centeio, na cevada e, em menor quantidade, na aveia.

Dra. Gisela Savioli participará do seminário "Glúten – Saúde e Sociedade: Quais mudanças são necessárias?", que será realizado em 31 de outubro próximo, para discutir os Projetos de Lei nº 525/2013 e nº 491/2012, cujo objetivo é criar a “Semana sem Glúten” e obrigar os supermercados do Estado de São Paulo a dispor todos os produtos elaborados sem glúten em gôndolas específicas.

Até pouco tempo atrás, deixar de consumir glúten era obrigatório apenas para celíacos, que são portadores de uma doença autoimune desencadeada pela proteína que interfere intensamente na absorção de nutrientes pelo organismo. No entanto, há pelo menos 15 anos, Dra. Gisela Savioli prescreve dieta sem glúten também a não celíacos e, em um capítulo inteiro de seu livro Tudo posso, mas nem tudo me convém, alerta que vivemos em uma sociedade “obesogênica”, em que diversos fatores externos, como toxinas ambientais presentes no nosso dia a dia, tornam-se disruptores endócrinos, isto é, “gatilhos” hormonais que favorecem a ocorrência de diversas doenças, inclusive da obesidade, que hoje é reconhecida como doença inflamatória.

Nesse seminário, Dra. Gisela dissertará sobre produtos que causam efeitos colaterais – como aumento de peso e constipação intestinal –, ou seja, pão, batata, aipim, mandioca, gergelim, macarrão e bolos feitos de farinha branca. Esses produtos aumentam o triglicerídio e a glicose. Ela também sinalizará sobre a importância de uma alimentação saudável e apresentará a lista de alimentos funcionais sem glúten, já publicada em seu livro Escolhas e impactos – Gastronomia funcional, que traz receitas para café da manhã, lanches, refeições completas, pratos únicos (tão práticos nos dias de hoje) e sobremesas.

.[Seminário "Glúten – Saúde e Sociedade: Quais mudanças são necessárias?”, dia 31 de outubro de 2013 (quinta-feira), às 15 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Avenida Pedro Álvares Cabral, 201. Andar Monumental – Auditório Paulo Kobayashi.Inscrições: www.e4agencia.com/#!seminario/c20bi].

A autora: DRA. Gisela Savioli foi a nutricionista responsável pelo Papa Bento XVI e pela sua Comitiva, em sua visita ao Brasil, em maio de 2007, por ocasião da V Conferência dos Bispos da América Latina e do Caribe, em Aparecida (SP).

É nutricionista clínica, graduada pelo Centro Universitário São Camilo, com especialização em Saúde da Mulher no Climatério, pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia pela CVP/Unicsul. Faz parte do Conselho Brasileiro de Fitoterapia (Conbrafito) e do Institute for Functional Medicine (USA).

Desde setembro de 2006, realiza voluntariamente o programa de rádio Mais Saúde, que tem por objetivo levar à população informações sobre saúde, nutrição e utilidade pública. O programa é realizado ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 12 às 13 horas, nos estúdios da Rádio América, em São Paulo (AM 1410), e transmitido simultaneamente para todo o Brasil, através da Rede Canção Nova. Também é apresentado pela TV Canção Nova todas as sextas-feiras, às 13 horas. [www.loyola.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira