Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2013 - 08:27

“Américo Vespúcio” é o novo navio de cabotagem da Aliança Navegação e Logística


Empresa batizou a embarcação, que foi nomeada de “Américo Vespúcio”, dia 22 de outubro (terça-feira), no terminal portuário cearense.

Ceará– O Porto do Pecém, em Fortaleza (CE), recebeu o novo porta-contêineres da Aliança Navegação e Logística, que foi batizado na mesma data [22 de outubro de 2013] . Nomeado “Américo Vespúcio”, o navio tem como madrinha Consuelo Dias Branco, esposa de Ivens Dias Branco, presidente do conselho administrativo do grupo M. Dias Branco.

O “Américo Vespúcio” faz parte da renovação da frota de cabotagem da Aliança, composta por 4 navios idênticos com capacidade cada para 3.800 TEUs e 500 tomadas para contêineres refrigerados. Ele se unirá aos “irmãos” que já estão em operação, “Sebastião Caboto”, “Fernão de Magalhães” e “Pedro Álvares Cabral”.

O nome “Américo Vespúcio” é uma homenagem ao navegador italiano [1454-1512] que em 1500 partiu de Lisboa e no fim do mesmo ano chegou ao Cabo de Santo Agostinho, passando pelo litoral brasileiro até alcançar a costa meridional da Patagônia.

De acordo com Julian Thomas, diretor-superintendente da Aliança, a empresa é a única que atua no transporte de cabotagem com escalas regulares e semanais no Porto do Pecém desde o início das atividades do complexo portuário cearense. Entre as principais cargas movimentadas estão produtos alimentícios, metalmecânico, ração animal, motos, papel, aço, ferro e químicos.

“A Aliança é líder de mercado na cabotagem. No ano passado, movimentou no serviço em torno de 170 mil TEUs. Deste montante, um número significativo de contêineres, cerca de 30 mil TEUs, foi movimentado em Pecém”, afirma.

A empresa também participa do comércio exterior da região através do serviço feeder (transporte regional alimentador dos tráfegos internacionais) nos navios de cabotagem, tendo embarcado, de janeiro a outubro, 10 mil TEUs pelo Porto do Pecém.

Investimentos - A Aliança Navegação e Logística está investindo R$ 450 milhões na renovação de sua frota de cabotagem. Os navios foram especialmente projetados para navegação e operação na costa e portos brasileiros. São equipados com a mais moderna tecnologia para a segurança da tripulação e da carga, e também para a redução do consumo de combustível. Como resultado, possuem os menores índices de emissão de gases de efeito estufa por tonelada transportada, aumentando ainda mais os benefícios ambientais do modal em relação ao transporte rodoviário.

A Aliança disponibiliza dois anéis na cabotagem. O Anel 1 atende os mercados desde o Estado de Santa Catarina até o Amazonas. O Anel 2 desde da Argentina ao Estado de Pernambuco. Todos os serviços possuem frequência semanal e dia fixo de escala em todos os portos.

Com os novos porta-contêineres, o serviço de cabotagem da Aliança contará com uma moderna frota composta por oito navios, oferecendo mais de 90 escalas mensais nos principais portos do Brasil e do Mercosul.

.Dados técnicos do “Américo Vespúcio”: capacidade de 52,065 tdw, capacidade dos contêineres de 3.800 TEUs, 500 plugs para contêineres refrigerados, comprimento total de 228 metros, comprimento entre perpendiculares de 217.5 metros, 37.3 metros de largura, calado máximo de 12.5 metros, velocidade de 19.5 km e potência do motor principal de 22,890 kW.

Perfil da Aliança Navegação e Logística-Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.

Com faturamento de R$ 2,7 bilhões em 2012, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou mais de 680 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 14 portos nacionais e possui 12 escritórios próprios no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira