Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2013 - 08:36

Grupo EDP patrocina filme documentário sobre raios e reforça importância do monitoramento da rede elétrica

Clima Grid, projeto da EDP em parceria com o INPE, possibilita operações de previsão em tempo real e histórico das variáreis meteorológicas.

São Paulo – A EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, é patrocinadora do filme ‘Fragmentos de Paixão’. O documentário é o primeiro sobre o tema a abordar a influência dos raios na vida das pessoas sob uma perspectiva histórica, cultural e científica. Realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosféricas (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o longa metragem estreia neste mês nas salas da rede Cinemark de todo o País.

O tema é de extrema importância para a EDP, já que o setor de energia elétrica é um dos mais afetados pelas descargas atmosféricas. Atualmente, são registrados 57 milhões desses eventos climáticos no Brasil, que torna o País o de maior incidência de raios no mundo. Por este motivo, a capacidade de monitorar em tempo real as variáveis climáticas - como tempestades severas, fortes precipitações e alta intensidade do vento - tem se tornado um tema de crescente relevância para discussão.

Atento a essas questões, em 2009, o Grupo EDP criou em parceira com o INPE uma ferramenta de monitoramento das condições atmosféricas em tempo real chamada ClimaGrid. O instrumento possibilita a avaliação dos impactos do clima sobre a rede elétrica, com previsão e histórico das variáveis meteorológicas. Associados à pesquisa científica avançada e ao conhecimento do negócio de energia, o sistema visa à redução dos riscos inerentes às mudanças climáticas, o aprimoramento dos serviços prestados e uma maior eficiência na utilização dos recursos operacionais da empresa.

Em 2012, o Clima Grid implantou duas ferramentas de previsão, sendo uma de curto prazo (24 horas), para avaliação da probabilidade de incidência de descargas atmosféricas, e outra de médio prazo, que mede a probabilidade da quantidade de raios em até quatro meses. Para 2013, serão inseridos no projeto mapas de vegetação em alta resolução e aplicação para avaliação da exposição dos transformadores aos surtos atmosféricos.

A ferramenta também possibilita um gerenciamento eficaz das equipes de trabalhos emergenciais em campo, reduzindo deslocamentos e, consequentemente, o consumo de combustível. Todas essas facilidades minimizam as perdas de receita para os clientes industriais e de serviços nas áreas de concessão.

Sensoriamento nuvem-nuvem -Por meio do projeto ClimaGrid, a EDP contribui para a implementação da nova rede de sensoriamento de descargas atmosféricas no País. Dentre suas características, o sistema permite a obtenção de informações precisas das descargas atmosféricas nuvem-nuvem, fundamentais para o rastreamento de tempestades severas.

O sensoriamento das descargas dentro da nuvem permite identificar a localização precisa do evento, sua dimensão, velocidade e sentido de deslocamento.

Também estão sendo desenvolvidos e aplicados diversos algoritmos para registro e acompanhamento das descargas nuvem-nuvem e nuvem-solo, bem como ferramentas para avaliação de desligamentos e avarias em diversos ativos, tais como: linha de transmissão, subestações, religadores, transformadores, sites de telecomunicações, entre outros.

Microgeração - O comportamento das variáveis como vento, precipitação, temperatura, e umidade, interfere na produção e microprodução de energia, bem como no perfil de consumo dos clientes. Por isso é importante o conhecimento mais aprofundado destes aspectos para melhorar a gestão do negócio de energia elétrica.

O ClimaGrid possibilita compreender melhor o potencial de utilização da microgeração distribuída e sustentável, cuja fonte vem do vento, sol e chuva. As variáveis medidas e armazenadas no âmbito do projeto também ajudam a compreender melhor estas fontes.

Como o Brasil está perante a probabilidade de aplicação de um novo ambiente regulatório, que permitirá a inserção de fontes renováveis nas redes de distribuição, entende-se que a gestão das informações proporcionada pelo ClimaGrid será de fundamental importância para o planejamento e a operação da rede.

Outro benefício é a inserção dos mapas de vegetação em alta resolução. Combinado ao rastreamento da velocidade e direção do vento, e ao posicionamento da rede elétrica, os mapas ajudam no planejamento do manuseio da vegetação e aprimoramento da relação entre a preservação da natureza e a proteção dos ativos da rede.

Perfil - EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira