Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2013 - 08:51

Banco do Brasil lança o Bio-001: terminal de autoatendimento "futurista" inédito no mundo


O terminal utiliza biometria facial, da íris e da voz e deve ser instalado em agências conceito até meados de 2014. Banco do Brasil lança terminal de autoatendimento conceito inédito no mundo. Batizado como "Bio-001", o terminal alia tecnologias de biometria da face, da íris e da voz, entre outras, para realizar e autenticar transações. Primeiro a adotar o mobile banking no Brasil, nos anos 2000, com a tecnologia WAP, a tecnologia desenvolvida para o terminal "futurista" do Banco do Brasil confirma a tradição do BB em inovar. Desenvolvido pelo labo­ratório da Divisão de Inovação e Tecnologia de Informa­ção da Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil, o novo equi­pamento poderá ser totalmente comandado pela voz ou por tela sensível ao toque, de acordo com a comodidade do cliente. Durante 18 meses, o projeto envolveu cerca de 60 funcionários do Banco.

De acordo com o vice-presiden­te de Tecnologia do BB, Geraldo Dezena, "o novo terminal possibilita uma interação mais natural, já que os camandos são feitos por movimentos dos olhos e pela tecnologia de comando de voz, que será cada vez mais comum".

Como funciona - Ao se aproximar do terminal conceito "Bio-001", o cliente aciona o sensor de presença, que esmaece o vidro de opacidade dinâmica fixado nas laterais do terminal, proporcionando privacidade ao cliente. Na sequência, o cliente é identificado pela câmera da biometria facial, o que viabiliza a prestação de um atendimento personalizado. Com esse recurso, também é possível identificar a presença de outras pessoas próximas ao cliente diante do terminal, agregando um fator de segurança à transação. O som direcional, posicionado acima do cliente, emite ondas de ultrassom alinhadas em um feixe. Apenas o cliente posicionado abaixo destas ondas ouve a informação, garantindo maior privacidade.

Para interagir com o terminal conceito, além da possibilidade de tocar na tela, o cliente pode selecionar as opções disponíveis através de comando por voz. A Avatar está disponível para esclarecer o cliente quanto às funcionalidades do terminal e para facilitar a sua navegação. "Com isso, a interação homem-máquina se torna mais natural, uma vez que a aplicação é representada por uma assistente virtual, simulando um contato mais humano", explica Geraldo Dezena, vice presidente de Tecnologia do Banco do Brasil.

Além do toque e do comando por voz, o cliente pode selecionar algumas das opções da tela pelo olhar, como se fosse um mouse, rastreado pelo dispositivo que captura o direcionamento de suas córneas (eyetracker). Após todas essas etapas de detecção da presença de alguém diante do terminal, identificação do usuário e execução de ações que proporcionam a devida privacidade e segurança durante a interação, as transações selecionadas poderão ser concluídas mediante a autenticação do cliente.

Essa autenticação ocorrerá mediante análise de dados comparativos, com uso de sistemas de biometria de voz ou de biometria de íris. Na comparação com uso de biometria por voz, será solicitado ao usuário que repita uma frase que usou para criação do seu perfil biométrico. Para facilitar a interação do usuário, esta frase será apresentada em tela neste momento. Se o comparativo biométrico atender a parametrização de segurança, a transação será realizada. Na comparação com uso de biometria de íris, será solicitado ao usuário que direcione o olhar para uma determinada área da tela. Uma câmera especial fará, em frações de segundo, a captura da imagem da íris do usuário. Este dado será comparado com o dado colhido no cadastramento. Caso o comparativo biométrico atenda a parametrização de segurança, a transação será realizada.

Até meados de 2014, está prevista a instalação de até 30 desses terminais em espaços conceito do BB, além de outros pontos estratégicos, como em alguns aeroportos, por exemplo.

Tecnologias utilizadas no terminal conceito "Bio-001", do Banco do Brasil: 1. Atendente Avatar | 2. Biometria facial | 3. Biometria íris | 4. Biometria voz | 5. Comando por voz | 6. Eyetracking/direcionamento das córneas | 7. Microfone direcional 8. Som direcional | 9. Monitor touch | 10. Sensor de presença | 11. Vidro de opacidade dinâmica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira