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25/10/2013 - 09:01

Fatores de Sucesso para Inovação e Criação de Cenários Futuros

Dada a complexidade do mercado atual, as variáveis que impactam o momento do lançamento de um produto parecem não ter fim.

A instabilidade dos budgets e a reação da concorrência tornam cada vez mais necessário desenhar grandes estratégias em cenários que permitam antever possíveis mudanças.

Da mesma forma, as constantes variações do contexto exigem monitoramento contínuo das tendências, pois diferenciar-se dos produtos já existentes no mercado é um fator chave de sobrevivência.

A compreensão do melhor mix e das alternativas de cenário podem ser alcançadas por meio de ferramentas de pesquisa e simulações.

O simulador clássico reproduz a elasticidade de preço. Possibilita avaliar o preço ideal para um produto e simula a reação da concorrência, bem como cenários de canibalização.

Outra ferramenta tradicional – o teste de produto – passou por inovações que permitem simular qual seria a avaliação do consumidor se a quantidade de ingredientes fosse alterada.

A avaliação de imagem, por sua vez, tornou-se dinâmica. Antes, oferecia uma visão estática da marca. Hoje, permite identificar quais mensagens e motivações poderiam melhorar o seu share.

Porém, o novo e mais interessante recurso é o simulador de volume. Por abranger todos os drivers que impactam um lançamento, torna-se um aliado fundamental, para composição do mix, gerando diversos cenários hipotéticos com o qual o lançamento pode confrontar-se. p>Depois dessas previsões, vem o momento pós-lançamento: a vida real.

A avaliação e reavaliação contínuas de mercado mostram-se indispensáveis para o sucesso a curto e longo prazo. Trackings de monitoramento de lançamento corrigem rotas, apontam rapidamente problemas na execução e mostram fatores do lançamento que devem ser ajustados.

A longevidade do lançamento demanda contínuas mudanças, com objetivo de manter a relevância e originalidade. Da mesma forma como ocorre antes do lançamento, é preciso sempre acompanhar as transformações que ocorrem na conjuntura do mercado, inclusive dos consumidores, que devem ser compreendidos como pessoas em suas reais motivações.

. Por: Tania Cerqueira, Diretora, Ipsos InnoQuest .[Fonte: Ipsos Innovation Performance Framework-Barbara Garau (Ipsos Jan 2013); Curso Cenários Prospectivos –Pergentino Mendes de Almeida].

A Ipsos é referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados – é a terceira maior em faturamento global, e a 1ª marca em pesquisa “survey-based” no mundo. No Brasil é a maior e mais completa empresa de pesquisas “survey based” do mercado.

A Ipsos atende mais de cinco mil clientes no mundo através de 16 mil funcionários em 85 países. No Brasil, conta com mais de 800 funcionários diretos realizando mais de 2,5 milhões de entrevistas por ano para uma carteira de clientes que inclui praticamente todas as grandes empresas presentes no País.

Ipsos se orgulha de ser a única companhia global de investigação de mercado controlada e gerenciada por pesquisadores.

Criada em 1975 na França e presente no Brasil desde 1997, a Ipsos consolidou-se como a marca líder porque é a única estruturada por meio de áreas de especialização: Marketing research; Advertising and Brand research; pesquisa de Media, Conteúdo e Tecnologia; Opinião Pública; Reputação Corporativa; e Customer & Employee Relationship management. Isto garante ao cliente soluções especializadas para seus dilemas em cada área.

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