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27/11/2007 - 09:54

A Unifem e Nicole Kidman, Embaixadora da Boa Vontade, lançam campanha pela Internet para pôr fim à violência contra a mulher

Nova York - Nações Unidas, O United Nations Development Fund for Women, Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), Nicole Kidman, sua Embaixadora da Boa Vontade, e diversos parceiros lançaram hoje uma campanha pela Internet com a finalidade de pôr fim à violência contra a mulher. Intitulada, "Diga NÃO à Violência contra a Mulher", a campanhaconvida às pessoas para incluírem seus nomes em um livro virtual presente em um site que foi desenvolvido especificamente para essa finalidade. O site é www.saynotoviolence.org . Induzindo centenas de milhares, até mesmo milhões de pessoas do mundo todo a participar, a finalidade da campanha é enviar uma mensagem convincente aos responsáveis por tomadas de decisões para colocar o fim à violência contra a mulher em pauta de destaque na agenda de assuntos globais.

"A violência contra a mulher é uma violação intimidante dos direitos humanos", declarou Nicole Kidman, Embaixadora da Boa Vontade da Unifem. "Porém, não é algo inevitável. Podemos colocar um fim nisso. Quanto mais nomes conseguirmos, mais sólido será o nosso caso em fazermos com que pôr um fim à violência contra a mulher seja uma prioridade para todos os governos. É por isso que eu fui a primeira pessoa a assinar o nome".

As estatísticas indicam que uma em cada três mulheres sofrerá violência em suas vidas. Com muita freqüência, essa violência ocorre com impunidade para os criminosos e acesso inadequado ao apoio prestado às sobreviventes. A Unifem tem sido uma defensora líder da ação decisiva de abordar as diversas manifestações de violência com base no sexo, seja ela violência doméstica, tráfico de seres humanos ou estupro sistemático em zonas de conflito. A tarefa continua, entretanto, sendo uma luta sem tréguas à medida que medo e vergonha não deixam essas mulheres se expressarem.

Joanne Sandler, Diretora Executiva Interina da Unifem, disse: "A importância de abordar a violência contra a mulher está aumentando. Pelo menos 89 países, por exemplo, agora já têm provisões legislativas referentes à violência doméstica. Mas a implementação dessas leis geralmente não é o suficiente em virtude de uma falta de vontade política, capacidade e recursos. Contanto que a violência seja difundida e a mulher não se importe de acusar quem a abusa, a questão precisa ser muito mais proeminente em debates públicos".

A campanha da Unifem realizada pela Internet é uma maneira de informar sobre a violência contra a mulher, inclusive destacando maneiras de se envolver. Como os recursos são cruciais para tentar resolver o problema, o site também destaca o UN Trust Fund to End Violence against Women (Fundo de Trust das Nações Unidas para Pôr Fim à Violência contra a Mulher), através do qual iniciativas realizadas em países em desenvolvimento receberam o apoio que tanto necessitam, em particular para acelerar a implementação de leis e políticas.

Principais organizações da sociedade civil que representam milhões de associados, como a World YWCA, Zonta International e a White Ribbon Campaign, também se uniram à campanha como parceiros de lançamento, assim como empresas do setor privado como a Avon, e parceiros das Nações Unidas, como a UNICEF.

A campanha será realizada até o dia 8 de março de 2008, o Dia Internacional da Mulher. A campanha foi desenvolvida de maneira pro bono pela Leo Burnett, agência de publicidade localizada em Londres, e com o apoio pro bono adicional de empresas como arc, sky, vividas, tsunami, ITN source, MPC e wave.| Sites: http://www.unifem.org | http://www.saynotoviolence.org| Por: PR Newswire

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