Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2013 - 09:09

Clima é favorável à cultura de café arábica no interior de São Paulo

Para os próximos dias, a previsão é de chuva significativa, informa a Climatempo.

Na cidade Espírito Santo do Pinhal, localizada no interior de São Paulo, o clima favorável tem criado boas expectativas para os cafeicultores em relação à safra do próximo ano. A cultura do café passa, naturalmente, por um ciclo conhecido como bienalidade, que é tecnicamente um ano com alta produção e um ano com baixa produção.

A animação dos produtores deve continuar, uma vez que as condições do tempo tendem a favorecer ainda mais os cafezais paulistas, principalmente nas regiões produtoras localizadas no interior do Estado. “Neste ano, há mais umidade e menos calor. Para os próximos dias, a previsão é de chuva significativa e temperaturas máximas e mínimas dentro da normalidade, o que deve continuar favorecendo a florada do café”, explica o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento.

No ano passado, a situação foi inversa. Outubro foi um mês muito seco e quente, que ainda culminou com a alta bienalidade do café. “Em 2012, foram colhidas aproximadamente 5.356.600 sacas no Estado de São Paulo e, na safra 2013, a estimativa é que a produção gire em torno de 3.845.400 sacas, sendo este um ano de baixa bienalidade”, afirma Eledon Oliveira, técnico de avaliação de safra da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).

Vale lembrar que, os produtores de café de Espírito Santo do Pinhal estão na expectativa de uma safra recorde para 2014. Mas, para Jorge Queiroz, analista de mercado de café da CONAB, o preço do café está baixo, os produtores estão descapitalizados e, desta forma, os tratos culturais não serão tão elevados. Porém, mesmo assim, por ser um ano de alta bienalidade, a produção deve superar a marca de 2013.

Alta produtividade - Na safra atual, a média de 24,20 sacas por hectare coloca a produtividade de São Paulo acima do nível Brasil, que é, atualmente, 23,66 sacas por hectare. Entretanto, o fechamento da safra 2013 será divulgado somente em 20 de dezembro e o balanço da próxima safra bem como as análises de área plantada, que também englobam outros critérios, será publicado apenas no dia 9 de janeiro de 2014, de acordo com as avaliações da CONAB.

O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira