Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2013 - 08:06

Campanha de Conscientização da Psoríase da Sociedade Brasileira de Dermatologia

E terá ação na Policlínica da UMC, e a palestra e orientações sobre a doença acontecem no dia 29 de outubro (terça-feira).

Com o tema “Psoríase: fere mais que a pele. Com tratamento é possível ter qualidade de vida”, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) promoverá palestra de conscientização em referência ao Dia Mundial da Psoríase, no dia 29 de outubro (terça-feira), às 10h, na Policlínica da UMC.

São esperadas cerca de 100 pessoas para a palestra que será ministrada pela professora do Ambulatório de Dermatologia da UMC, doutora Luciana Fieri. Em seguida os participantes terão orientações dos professores e dos alunos sobre a Psoríase e, caso necessário, poderão agendar atendimento posterior para avaliação e diagnóstico na própria Policlínica.

Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes, doutora Denise Steiner, o esclarecimento é fundamental: “A população deve saber que a psoríase tem tratamento, porém se não tratada pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas”, explica a doutora. Dra. Denise Steiner, é presidente da SBD gestão 2013 -2014.

A psoríase ainda é uma doença desconhecida para boa parte da população e continua trazendo um grande impacto negativo na qualidade de vida de seus portadores. “As lesões trazem prejuízos à qualidade de vida dos portadores, seja pela coceira que pode estar presente por lesões em lugares visíveis, comprometendo a interação com outras pessoas e a autoestima. Os portadores de psoríase apresentam grande melhora quando bem conduzidos e tratados adequadamente. Muitos pacientes mantêm a psoríase sob controle, levando uma vida normal”, explica o Dr. Marcelo Arnone, Coordenador da Campanha Nacional de Conscientização de Psoríase.

A Campanha Nacional de Conscientização de Psoríase no Brasil, que terá ações em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Fortaleza, pretende ampliar o conhecimento sobre a doença e seus sintomas. O objetivo é melhorar o conhecimento da população sobre a doença, enfocando que é possível obter o seu controle, estimulando o paciente a procurar um dermatologista.

Um dos focos este ano também é alertar sobre os sintomas e tratamento da doença, a fim de transmitir o maior número de informações para a população.

A doença: o que é? Psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, autoimune, não contagiosa e com incidência genética em cerca de 30% dos casos. Caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, unhas, mãos e pés, cotovelos e joelhos, mas pode afetar toda e qualquer parte do corpo. Surge principalmente antes dos 30 e após os 50 anos, mas em 15% dos casos pode aparecer ainda na infância. Pesquisas mostram que sua incidência é alta, acometendo milhões de pessoas no mundo. A psoríase parece ser transmitida para as próximas gerações de uma família. Os médicos acreditam que ela ocorra por uma alteração do sistema imunológico, que leva a inflamação da pele.

Quais são as causas da psoríase? Apesar das causas da psoríase ainda não estarem totalmente esclarecidas, já é possível identificar fatores que levam ao aparecimento da doença sendo que o contato físico nunca transmite a doença:. Predisposição familiar (genética) |. Estresse emocional |. Infecções |.Traumas físicos e psíquicos |. Efeito colateral de alguma medicação |.Tabagismo |. Alcoolismo.

Quais são os sintomas?. Pele irritada/coceiras |.Manchas vermelhas |.Placas grosas avermelhadas de pele coberta de escamas branco-prateadas |. Dores nas articulações (artrite psoriática) |.Alterações nas unhas, incluindo espessamento da lâmina da unha, alterações na superfície das unhas e descolamento das unhas. |.Caspa severa no couro cabeludo.

Como saber se é psoríase? Como a doença, na grande maioria das vezes, se inicia pela pele, o médico capacitado para diagnosticar a psoríase é, principalmente, o dermatologista e, quando a doença afeta as articulações, é o reumatologista. O diagnóstico é feito apenas com exame clínico e, raramente, há necessidade de biópsia - retirada de fragmento da pele para exame. Exames de sangue podem ser solicitados para diagnosticar possíveis doenças associadas, como por exemplo: diabetes, aumento de triglicérides e do colesterol.

A psoríase tem cura? Assim como outras doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e insuficiência cardíaca, a psoríase ainda não tem cura definitiva, mas hoje existem medicamentos e cuidados eficazes que mantém a doença adequadamente controlada.

Dia Mundial da Psoríase - palestra “Psoríase: fere mais que a pele. Com tratamento é possível ter qualidade de vida”, dia 29 de outubro (terça-feira), às 10h, Na Policlínica da UMC - Rua Dom Antônio Candido Alvarenga, 170.Informações: (11)4728-5383 | *Não há necessidade de inscrição prévia [www.psoriasetemtratamento.com.br].

Sociedade Brasileira de Dermatologia [www.sbd.org.br]A Sociedade Brasileira de Dermatologia A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com mais de seis mil associados, é a segunda maior sociedade dermatológica do mundo, com mais de 100 anos de existência é a única instituição dermatológica reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) e tem como objetivo promover o estudo, ensino e pesquisa na dermatologia e áreas afins.

A UMC-A instituição, fundada em 1962 pelo professor Manoel Bezerra de Melo, tem contribuído com grande relevância para o desenvolvimento do Alto Tietê, na região metropolitana da capital paulista. Não à toa, a cidade de Mogi das Cruzes é a mais desenvolvida da região, impulsionada pelos benefícios que uma universidade é capaz de trazer.

Em 2003 foi inaugurado seu campus na capital do estado, próximo ao Parque Villa-Lobos, com instalações modernas e a mesma qualidade de ensino do campus-sede. Somados os dois campi, o número de alunos aproxima-se dos 20 mil.

Hoje a UMC tem cerca de 50 cursos de graduação, cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, e ensino médio técnico pela UMCTEC. Está entre as melhores universidades privadas do país e foi a primeira a oferecer o curso de medicina no estado. Seus cursos são sempre bem avaliados pelo MEC e seu corpo docente conta com profissionais renomados e altamente experientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira