Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2013 - 08:06

ADJ Diabetes Brasil realiza iniciativas de detecção de diabetes no Shopping Continental

E no Parque Mário Covas, além de fundo de olho em sua sede, em São Paulo.

No ano de 2013, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) estimou um número absoluto de 371 milhões de diabéticos entre os adultos de todo o mundo — destes, 13,4 milhões se encontram no Brasil. O Brasil ocupa o 4o lugar neste ranking, sendo os primeiros lugares ocupados pela China, Índia e Estados Unidos. Com o intuito de sensibilizar o maior número de pessoas, ADJ Diabetes Brasil fará ações no Shopping Continental, no Parque Mário Covas e na sua sede.

Alinhada com a campanha da Federação Internacional de Diabetes (IDF) “Diabetes; Proteger o Nosso Futuro”, a ADJ fará campanha com teste de glicemia, orientação em diabetes no Shopping Continental, entre os dias 07 e 10 de novembro. Nos dias 07 e 08, estará presente entre 10h e 18h, no dia 9, entre 10h e 22h, e no dia 10, entre 14h e 20h.

Já no Parque Mário Covas, a campanha de detecção e orientação ocorrerá no próprio Dia Mundial, 14 de novembro, entre 9h e 16h. O Parque fica na Av. Paulista 1853 – Cerqueira Cesar. Lá também serão realizados testes de colesterol.

No dia 25 de novembro, o Tranjan Centro Oftalmológico levará até a ADJ equipamentos necessários para realização de exames de fundo de olho para os associados, a fim de saber se há diagnósticos de retinopatia diabética e orientar às pessoas com relação ao tratamento entre associados.

As ações terão envolvimento da equipe de colaboradores da ADJ e cerca de 70 voluntários. O intuito é promover aumento da consciência do diabetes, para que as pessoas se atentem à causa e possam prevenir a condição como também possíveis complicações de quem ainda não foi diagnosticado ou se a condição já é pré-existente, alertar sobre os riscos de um mau controle do diabetes.

Atualmente, 371 milhões de pessoas sofrem de diabetes no mundo, principalmente diabetes tipo 2, provocada, principalmente, pela obesidade e por um estilo de vida precário. Segundo o Atlas da Federação Internacional de Diabetes, divulgado no primeiro semestre de 2013, nos últimos anos, houve um crescimento anual de 3% dos casos de diabetes tipo 1 no mundo, principalmente em menores de 14 anos.

Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o patrocínio das empresas Bayer, Lilly, Novo Nordisk e Roche. [ www.adj.org.br].

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.

ADJ - Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para portadores, familiares, profissionais de saúde e comunidade. A ADJ busca também favorecer a qualidade de vida.

Atende gratuitamente as pessoas portadoras de todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe sócio-econômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, nutricionista, enfermeira e voluntários (portadores de diabetes ou familiares).

A Federação Internacional de Diabetes (IDF): IDF é a sigla em inglês para Federação Internacional de Diabetes, organização que congrega mais de 200 associações de diabetes em mais de 160 países. Representa as pessoas com diabetes e/ou que têm risco de desenvolver. A Federação é líder da comunidade em diabetes desde 1950 e principal organização mundial a ditar as diretrizes para o diabetes. Sua missão é promover os cuidados em diabetes, prevenção e cura em todo o mundo. A campanha Unidos pelo Diabetes tem reconhecimento, desde 2006, pela Organização das Nações Unidas e tem seu Dia Mundial pelo Diabetes comemorado em 14 de novembro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira