Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2013 - 08:37

Minha Mãe é Um Negócio...Em números

Pesquisa revela o perfil das mães empreendedoras no Brasil.

O empreendedorismo materno é um fenômeno que já conquistou relevância socioeconômica em países como os Estados Unidos, a Inglaterra e o Canadá.

No Brasil, ainda não existem estatísticas oficiais sobre o número de mães que decidem empreender para ficar mais perto dos filhos. Mas, agora, uma iniciativa das autoras do livro Minha mãe é um negócio, em lançamento pela Editora Saraiva, traçou o perfil destas empresárias.

Em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, acaba de ser realizada uma pesquisa com mais de 200 mulheres mães empreendedoras em todo o país. Os resultados mostram as principais características desta nova tendência de comportamento: Estado civil: 81% das mães empreendedoras são casadas| Idade: 28% têm entre 31-35 anos |22% têm entre 36-40 anos | Quantos filhos: 45% têm 1 filho | Formação: 73% completaram o ensino superior ou são pós graduadas | Carreira: Para 59% das mães empreendedoras, a maternidade trouxe a vontade de mudar de carreira |A virada: 67% decidiram empreender por causa da maternidade |Foco do negócio: 41% escolheram transformar um antigo hobby em atividade principal, abrindo uma empresa |Investimento: 64% investiram até 5 mil reais para abrir o próprio negócio |Sede da empresa: 58% trabalham em casa (home-office) |Ganhos: 74% acreditam que ficam mais tempo com os filhos do que antes de empreender |Perdas: 36% declaram que ganham menos do que antes de empreender |Realizações: 75% afirmam que estão mais realizadas profissionalmente.

Segundo Ana Claudia Konichi, uma das autoras do livro e da pesquisa Minha mãe é um negócio, “é interessante notar que, para as mães empreendedoras, o sucesso tem muito mais a ver com a qualidade de vida (delas e dos seus funcionários) do que com a lucratividade (da empresa).”

Outro dado interessante revelado pela pesquisa mostra que, para 45% das mães empreendedoras, a famosa culpa de mãe diminuiu. 24% garantem que estão completamente curadas desse sentimento.

“A culpa é tão marcante entre as mães que nós dedicamos a conclusão do nosso livro para esse tema. Na pesquisa, percebemos que a culpa de mãe está diretamente ligada à autoestima da empresária. Se o negócio está dando certo e a mãe empreendedora está realizada, ela tende a se sentir melhor e a não se culpar por, eventualmente, dar menos atenção aos filhos. Quando o negócio não está prosperando, a culpa de mãe cresce junto com a frustração da empresária”, conclui a jornalista Patricia Travassos.

Minha Mãe é um Negócio|Histórias reais de mulheres que abriram a própria empresa para ficar mais perto dos filhos|Autoras: Patricia Travassos e Ana Claudia Konichi |1.ª edição – 2013 – Editora Saraiva|152 páginas| ISBN: 978-85-02-21251-0|Em breve também na versão digital|Preço: R$ 29,90 [www.minhamaeeumnegocio.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira