Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2013 - 08:53

Ampla e Prefeitura de Niterói reabrem Teatro Popular Oscar Niemeyer

Localizado no Caminho Niemeyer, espaço cultural passou por reforma e teve capacidade ampliada para 460 pessoas.

Niterói(RJ)- A Ampla e a Prefeitura de Niterói reabrem hoje ao público o Teatro Popular Oscar Niemeyer com a peça “Encontro com Fernanda Montenegro”, às 21h. A atriz fará leituras de textos do arquiteto Oscar Niemeyer e dialogará com a plateia. Após quatro anos fechado, o teatro volta a fazer parte do circuito cultural da cidade. A solenidade de abertura, na noite de ontem, teve a presença do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o presidente da Ampla, Marcelo Llévenes. Parte do investimento feito pela Ampla foi destinado às obras de ampliação e preparação do espaço interno, que agora tem capacidade para 460 pessoas, e outra parte, aos espetáculos culturais.

“Trabalhamos para levar energia e não há energia mais forte do que inspirar pessoas. A luz elétrica permite que se veja a forma dos objetos. Já a cultura leva luz à alma e dá forma à vida. O mundo seria mais escuro sem cultura do que sem luz”, afirmou Marcelo Llévenes.

O prefeito Rodrigo Neves observou que a cidade de Niterói iniciou um novo ciclo, no qual a cultura tem papel importante. Em seguida, agradeceu à Ampla por colaborar na execução do projeto de reabertura do teatro. “Se não fosse esta parceria com a Ampla, certamente este sonho não seria possível”, complementou Neves.

A infraestrutura do teatro permitirá receber apresentações de teatro, dança, música e exposições. Nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), haverá oficinas de artes cênicas e escrita, um sarau e a apresentação da peça “Menino de sua Avó”, sobre a vida e a relação do poeta Fernando Pessoa e sua avó Dionísia Seabra Pessoa, estrelada pela atriz portuguesa Maria do Céu Guerra. Em novembro e dezembro, a programação cultural é voltada para peças teatrais, apresentações musicais, contação de histórias e espetáculos de dança.

O prédio do teatro possui forma diferenciada, ondulada na cobertura, que lembra o movimento do mar. Seu traçado sinuoso e estrutura em concreto armado são característicos do arquiteto Oscar Niemeyer. A fachada do prédio exibe cerâmicas com desenhos do autor, que mostram formas femininas e fazem analogia às curvas do teatro.

Na entrada, uma rampa sinuosa dá acesso ao interior da construção. No foyer superior, um grande painel retrata a marcha de trabalhadores. A parede de colmeia na lateral do prédio, toda em vidro, mantém a luz natural e permite que o público, de dentro do teatro, aprecie a vista para a Baía de Guanabara. O palco reversível possibilita apresentações voltadas tanto para o interior do teatro, com capacidade para 460 pessoas, como para a área externa, que comparta 10 mil pessoas.

O teatro fica na Avenida Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, no Centro de Niterói, dentro do Caminho Niemeyer. Mais informações pelo telefone (21) 2620-4806 ou pelo site www.teatropopularoscarniemeyer.art.br.

Perfil - A Ampla, uma empresa do grupo Enel, distribui energia elétrica a 2,8 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do Rio de Janeiro, o que representa 73% do território do estado e cobertura de 32.188 km². A Enel é a principal companhia elétrica da Itália e segunda da Europa para potência instalada. Um grupo multinacional e um operador integrado líder nos mercados de energia e gás da Europa e América Latina, Enel opera em 40 países de quatro continentes supervisionando a geração de energia a partir de mais de 98 GW de capacidade instalada e distribuindo eletricidade e gás através de uma rede que se estende ao redor de 1.900.000 quilômetros para servir cerca de 61 milhões de clientes.

.“Menino de sua Avó”, dias 26, às 21h, e 27/10, às 20h |Valor: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)| Classificação: 12 anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira