Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2013 - 09:01

Cinema Revolucionário Francês na CAIXA Cultural Rio


Mostra exibe 16 obras do cinema Zanzibar e lança o primeiro catálogo sobre o movimento editado no Brasil.

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 22 de outubro a 03 de novembro, a mostra “Os Filmes Zanzibar: Dândis de Maio de 68”, que reúne os principais filmes, entre curtas, médias e longas-metragens do movimento de cinema francês experimental.

Realizados de maneira praticamente clandestina, e raros até os dias de hoje, os filmes do Grupo Zanzibar refletem, de alguma maneira, o espírito daqueles tempos de maio de 1968, quando a França viveu uma grande onda de protestos contra o governo, que culminaram numa greve geral. Na época, muitos dos filmes eram exibidos na calada da noite, por Henri Langlois, na Cinemateca Francesa.

“A mostra do grupo Zanzibar é uma boa oportunidade do público brasileiro ter contato com tal produção, filmes rodados no entorno de Maio de 68, muitos de forma clandestina, e pouco vistos até os dias atuais. É um cinema jovem e pulsante que discutiu esse importante momento histórico, realizado por cineastas jovens de uma geração que sucedeu a Nouvelle Vague de Godard e Truffaut, e da qual fizeram parte importantes nomes como Philippe Garrel, Jackie Raynal e Serge Bard”, diz o professor, pesquisador e cineasta Renato Coelho, curador da mostra.

A retrospectiva exibirá 16 produções, sendo oito delas em 35mm. Os destaques da programação são: "Acéfalo”, de Patrick Deval; “A cama da virgem”, de Philippe Garrel; e “Duas vezes”, de Jackie Raynal, atual curadora do acervo do grupo.

A programação da mostra inclui a realização de dois debates, com participações especiais de Raynal, no primeiro, e de Michael Chapman, ator do filme “Acéfalo”, no segundo. Os encontros terão a presença do cineasta e pesquisador, Leonardo Esteves, e do curador do projeto Renato Coelho, que será o mediador. * Todos os filmes com diálogos serão exibidos com legendas eletrônicas em português.

Além de exibir os filmes, a mostra lançará um livro-catálogo, com textos novos e inéditos, em português, sobre o tema. Este será o primeiro material a ser editado sobre o Grupo Zanzibar, no Brasil.

O Grupo Zanzibar-Foi um movimento de jovens cineastas franceses, atuantes no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Essa geração de realizadores, também conhecida como “Zanzibar Films”, tinha a intenção sincera de mudar o cinema francês e estabeleceu a ponte entre a Nouvelle Vague e o cinema Underground norte-americano, refletindo um extraordinário momento dentro da história e do cinema de vanguarda. Fizeram parte desse movimento relevantes nomes do cinema francês, como Philippe Garrel, Jack Raynal e Patrick Deval (fundador, com Serge Daney, da revista "Visage du Cinéma”), entre outros.

.[“Os Filmes Zanzibar: Dândis de Maio de 68”, de 22 de outubro a 3 de novembro de 2013 (terça-feira a domingo), na CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 e Oficina 4, Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca).Telefone: (21) 3980-381. Consultar a programação.Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia) – além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes).Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.Classificação: 18 anos.Acesso para pessoas com deficiência.Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal.Programação completa da CAIXA Cultural: [www.caixa.gov.br/caixacultural].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira