Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2013 - 08:02

Bayer promove mesa redonda sobre papel social do futebol durante a Semana Carioca


Convidados debateram sobre a experiência Brasil-Alemanha no mundo do futebol, com foco em perspectivas e possibilidades econômicas na área esportiva.

Rio de Janeiro – A Bayer, multinacional alemã, conduziu na semana passada, durante o 3º Rio Business Sport Marketing, que integrou a programação da Semana Carioca Brasil-Alemanha no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, uma mesa redonda sobre o papel social do futebol. Comandado pelo Consultor de Projetos Sociais da Bayer no Brasil, Arturo Rodriguez, o debate reuniu o jogador de futebol e vereador de Curitiba, Paulo Rink, o correspondente da televisão alemã, Carsten Bruder, o treinador da Escola de Futebol Bayer, Leandro Rocha de Oliveira, e o aluno da escola, Guilherme Pinheiro Santos.

A Escola de Futebol da Bayer, em Belford Roxo (RJ), atende anualmente 250 crianças e jovens de 11 a 19 anos. O principal objetivo é a educação. Para treinar, o atleta tem que comprovar frequência na escola e apresentar seu boletim periodicamente, mostrando que mantém suas notas acima da média. Com 20 anos de história, a escola oferece toda infraestrutura para desenvolvimento das atividades esportivas dos atletas, além de todo o material esportivo, oficinas de redação e português como um reforço escolar para os atletas e aulas de Informática. Desde a sua criação, em 1993, a escola já recebeu 18 mil inscrições para o projeto e formou mais de três mil atletas e cidadãos

“O projeto Escola de Futebol da Bayer funciona como um canal de comunicação com a comunidade do entorno. É um verdadeiro trabalho social realizado por meio do futebol e que possui um link direto com os moradores da região”, destaca Carsten Bruder, que já visitou a iniciativa pessoalmente, enquanto fazia uma reportagem para a TV Alemã.

Apesar de a Baixada Fluminense ter se tornado um celeiro de craques, a maior preocupação do projeto, segundo o consultor Arturo Rodriguez, está na formação ética do indivíduo. “Nosso objetivo é que os alunos sejam preparados não apenas para que tenham êxito no futebol, o que é muito difícil por causa da enorme concorrência, mas, principalmente, para que aprendam, desde cedo, a lidar com as dificuldades e frustrações que irão enfrentar ao longo da vida”, explica.

Exemplo disso é o caso de Leandro, ex-aluno e hoje treinador da Escola de Futebol. “Apesar de ter o sonho de jogar profissionalmente, acabei não seguindo carreira no esporte. Mas me formei em Educação Física e hoje treino a categoria de base da escola”, conta. Convidado pela primeira vez para participar de uma palestra, Guilheme Pinheiro Santos, aluno de Leandro há seis anos, resumiu, em poucas linhas, o que aprendeu com o professor. “O futebol é o seu segundo plano. O estudo é o primeiro”.

Sobre a situação e perspectivas do futebol nos dois países, o jogador Paulo Rink, que já defendeu o time Bayer Leverkusen, ressalta que os grandes clubes alemães dispõem de orçamentos muito mais robustos para investir durante o ano do que os brasileiros. “Além da pré-disposição financeira, há a organização e um planejamento fora-de-série”, revela.

Seguindo esse raciocínio, Arturo Rodriguez aproveitou, ainda, para traçar um comparativo geral entre o futebol nacional e o alemão. “O futebol do Brasil é famoso lá fora pela habilidade, enquanto na Alemanha, o esporte é conhecido pela organização impecável. Estamos em fase de aprendizado neste quesito”, comenta. Para Rodriguez, a Copa de 2014 é a maior oportunidade de que o país dispõe para se aprimorar nesse setor. “Esperamos que o evento deixe um legado positivo para as próximas gerações”, completa.

Vale destacar que em 2013 a Bayer comemora 150 anos de existência, dedicados a levar soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas nas três áreas em que atua: saúde, agronegócios e materiais inovadores e de alta performance.

A Bayer está presente no Brasil há 117 anos e reúne cerca de 4 mil colaboradores atualmente. Sua sede está localizada em São Paulo (SP), onde a empresa também tem uma de suas maiores fábricas de medicamentos hormonais sólidos em todo o mundo, no bairro de Santo Amaro. A Bayer possui um Parque Industrial localizado em Belford Roxo, no Estado do Rio de Janeiro, o maior da empresa na América Latina. O local concentra as quatro principais divisões da empresa. Nesta unidade são produzidas matérias-primas para indústrias, defensivos agrícolas e produtos para saúde animal.

Bayer: Science For A Better Life-A Bayer é uma empresa global com competências nas áreas da saúde, ciências agrícolas e materiais inovadores. Como empresa inovadora, a Bayer define as tendências na área de pesquisa intensiva. Os produtos e serviços da empresa são projetados para beneficiar a população e melhorar sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o Grupo Bayer agrega valor pela inovação, crescimento e uma elevada rentabilidade. A Bayer é comprometida com os princípios de desenvolvimento sustentável e com o seu papel de empresa cidadã ética e socialmente responsável.

No ano fiscal de 2012, a Bayer empregou 110.000 colaboradores e registrou um faturamento de 39,7 bilhões de euros. As despesas de capital somaram 1.9 bilhão de euros e os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento somaram 3 bilhões de euros. [www.bayer.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira