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27/11/2007 - 10:11

IBOPE Inteligência apresenta pesquisa inédita sobre tendências da área de marketing

Levantamento mostra que as empresas brasileiras pretendem aumentar a parcela do orçamento destinado a ações de marketing em até 30% no próximo ano.

São Paulo — Durante o 2º Marketing Round Up - evento promovido anualmente pela AmCham (Câmara Americana de Comércio), que reúne executivos e publicitários para um debate sobre como acompanhar as tendências de marketing para 2008 e o comportamento do consumidor – o IBOPE Inteligência apresentou uma pesquisa inédita sobre os resultados atingidos pelas empresas em 2007 e as perspectivas para o mercado de marketing em 2008.

O levantamento foi realizado entre os dias 24 de outubro e 8 de novembro de 2007 com mais de 140 executivos de empresas associadas à AmCham em todo o Brasil. Dentre os profissionais pesquisados, 45% são diretores e 30% gerentes, sendo que a maioria deles estão relacionados com a área de marketing em suas corporações.

A pesquisa detectou que as empresas estão otimistas quanto ao futuro da economia brasileira, com exceção da carga tributária que apareceu como a grande preocupação dos executivos para 2008 (73%). Dos entrevistados, 48% disseram estar apreensivos no que diz respeito à desaceleração da economia nacional e 44% apontaram mudanças na legislação/regulamentação como a principal inquietação em relação ao macro-ambiente econômico do País.

“O peso da carga tributária é uma preocupação mais forte entre empresas de menor porte, enquanto a regulamentação preocupa mais empresas de grande porte”, afirma Laure Castelnau, diretora executiva de atendimento e planejamento do IBOPE Inteligência e responsável pela pesquisa.

O ambiente de otimismo também pode ser notado quando o assunto são as perspectivas para o próximo ano: 90% dos entrevistados acreditam que a receita líquida de suas empresas deverá continuar crescendo no próximo ano e 79% afirmam que o lucro das corporações também continuará em linha ascendente.

No que diz respeito a investimentos, 75% dos executivos entrevistados dizem que suas empresas continuarão aplicando dinheiro, principalmente nas três principais estratégias de crescimento: 1º - Exploração de novos mercados (72%) | 2º - Desenvolvimento de novos produtos e serviços (67%) | 3º - Novos canais de vendas (55%).

Quando perguntados sobre as ferramentas de marketing que mais utilizaram em 2007, os executivos apontam eventos em 1º lugar (72%) , seguido por meios de comunicação dirigida como e-mail marketing, mala direta, etc (68%) e, em terceiro, assessoria de imprensa e Relações Públicas com 46%. Comunicação de massa, promoções e merchandising foram as ferramentas menos utilizadas em 2007 com, respectivamente, 40%, 29% e 17%. “Esse resultado não significa que houve maior investimento, em termos absolutos, em eventos do que em comunicação de massa, pois podem ter sido feitos muitos eventos e apenas uma comunicação de massa com investimento ainda assim muito superior em valores absolutos. No entanto, representa uma forte tendência”, explica a executiva.

Em relação às ferramentas que devem crescer em utilização no decorrer de 2008 destacam-se comunicação dirigida (62%), eventos (55%) e assessoria de imprensa e RP (40%).

Na opinião dos entrevistados, o comportamento do consumidor também vem passando por diversas mudanças, sendo que a mais evidente é a busca do cliente por informações sobre produtos e serviços. “Para 75% dos entrevistados, o consumidor dos nossos dias está muito mais pró-ativo e toma a iniciativa de ir atrás de informações sobre determinada marca ou produto. O consumidor não espera mais que a marca vá até ele. Ele mesmo procura saber mais sobre aquilo que deseja consumir e isso é muito positivo. Tanto que as empresas pretendem investir cada vez mais em relacionamento one to one, para atingir de forma efetiva esse consumidor ativo e preocupado com aquilo que consome”, acrescenta Laure.

Perfil do IBOPE Inteligência - O IBOPE Inteligência é a unidade do Grupo IBOPE responsável pela análise de mercados, acompanhamentos de tendências e recomendações estratégicas de apoio à decisão para organizações dos segmentos de mídia, tecnologia, consumo e finanças no Brasil e na América Latina. ||www.ibope.com.br

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