Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2013 - 08:36

Ibovespa tem o 2° melhor desempenho do mundo, aponta estudo da CMA

Desde final de agosto deste ano (22/08/2013), quando o Banco Central do Brasil anunciou sua investida contra o dólar, através de leilões diários de venda da moeda americana nos mercados futuros até o final de 2014, a cotação da moeda despencou.

Até 25/10/2013 a cotação da moeda americana desvalorizou 9,99% e, de acordo com estudo realizado pela CMA, fornecedora sistemas de informação e negociação eletrônica, gerou beneficio direto aos investidores do mercado de ações.

Segundo o estudo, a Bolsa brasileira teve o segundo melhor desempenho ficando atrás apenas da Alemanha (Dax Xetra Frankfurt Stock Exch). O Ibovespa teve ganho de 6,49% no período em questão, conforme o comparativo abaixo:

Para a CMA, no caso brasileiro, a explicação é simples: os setores de petróleo e mineração representam cerca de 30% do peso do IBovespa. Além disso, setores ligados a commodities e exportação somam 39% do índice, portanto, beneficiados diretamente com essa desvalorização.

Ainda de acordo com o estudo, a percepção de que o Federal Reserve manterá os estímulos à economia norte-americana inalterados pelo menos até o começo de 2014 foi reforçada nesta última terça-feira (22-out), isso porque os dados do mercado de trabalho americano ainda estão sendo o calcanhar de Aquiles da economia.

Dados divulgados essa semana pelo governo americano aponta que a criação de vagas de trabalho nos EUA, em setembro, somou 148 mil, decepcionando a maior parte do mercado, que esperava 180 mil novos postos. As perspectivas para o mercado de trabalho tendem a piorar, uma vez que ainda terá reflexos os 16 dias em que o governo norte-americano ficou paralisado. Neste sentido, a ideia de que o FED poderia mudar sua política monetária nas duas reuniões restantes deste ano foi colocada de lado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira