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29/10/2013 - 08:50

Aeroporto de Quebec é o primeiro a implantar serviço que incorpora dados das companhias aéreas ao sistema de gestão

O Aeroporto Internacional Quebec City Jean-Lesage é o primeiro no mundo a implantar o Aviation Operational Statistics (AOS) Data Transformation, solução da SITA que permite ter dados de várias companhias aéreas incorporados ao sistema de gestão de aeroportos.

O novo serviço de mensagem comunitária da SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, permite que o aeroporto processe automaticamente as informações das mensagens operacionais das companhias aéreas para utilizá-las no planejamento - airport resource planning - e na alocação de recursos. A cronometragem em tempo real dos horários de chegada e partida, contagem de passageiros e de cargas e valores de movimento (MVT/MVA) e Mensagens de Carga e Distribuição (LDM) já estão perfeitamente incorporados ao Airport Management System da SITA, que já está sendo usado em Quebec. Estas valiosas informações são automaticamente atualizadas nos "quadros de ação" da SITA, que fornecem dados de alta qualidade aos gestores do aeroporto para que os mesmos possam tomar a decisão mais eficaz e em tempo real.

Marc-André Bédard, gerente de planejamento estratégico do Aeroporto Internacional Québec City Jean-Lesage, diz: “Um grande volume de dados já está disponível para os aeroportos e para parte das companhias aéreas, mas tradicionalmente, o sistema está ligado a um ecossistema complexo e não compatível aos novos formatos e aplicativos. Ao usar o serviço de mensagens de próxima geração, da SITA, podemos ter vários retornos das companhias aéreas que voam para o Aeroporto de Quebec e tê-los no formato moderno XML. A informação flui facilmente em nossos sistemas de gerenciamento para processamento imediato.

Nós do Aeroporto de Quebec trabalhamos em estreita colaboração com as companhias aéreas que são nossas clientes e precisamos de informações em tempo real, como horários de voos, número de passageiros e cargas, atrasos de voos e uma variedade de outros detalhes que nos permite alocar instalações, recursos e serviços da maneira mais eficaz. Com este novo sistema da SITA, estamos usando os dados compartilhados para melhorar a experiência de viagem para as companhias aéreas e seus passageiros que circulam pelo Aeroporto de Québec.”

As informações podem ser usadas de diferentes formas. Por exemplo, se um aeroporto ou profissional em terra tem conhecimento de um voo que está para aterrissar com um grande número de passageiros e cargas, poderá alocar mais recursos para gerir esta aeronave e desviar pessoal e equipamento dos voos que requerem menos apoio. O uso eficaz de dados é mais aparente nos períodos de mau tempo, nos quais um aeroporto pode tomar decisões que levem em consideração todos os elementos, uma vez que o mesmo realoca equipamentos, portões de embarque, mão de obra, etc.

Rukmini Glanard, vice-presidente de soluções de infraestrutura e comunicação da SITA, diz: “O Aeroporto de Quebec é líder na transformação de mensagens Tipo B da indústria em XML usando o Tipo X Serviço de Distribuição ao integrá-los em seu sistema de gestão aeroportuária. A tomada de decisão colaborativa é uma prioridade tanto das companhias aéreas e quanto dos aeroportos em todo o mundo, mas é dependente do fluxo eficaz de dados entre as partes. O novo serviço de incorporação de dados da SITA desbloqueia os dados tradicionalmente bloqueados em sistemas antigos e os torna utilizáveis com todos os aplicativos modernos.”

O serviço foi testado com sucesso no Aeroporto de Quebec por três meses, período no qual, foram percebidos grandes avanços. O AOS, serviço de incorporação de dados da SITA, evita atrasos e erros, que são comuns através do processamento manual. Com esse sistema, o aeroporto também pode desenvolver interfaces de mensagens internas menos dispendiosas e complicadas. Além dos benefícios que a solução proporciona para as operações globais, também oferece precisão aos relatórios e processos de faturamento do aeroporto.

O Aeroporto Internacional de Quebec atende atualmente a dez companhias aéreas e opera 350 voos por semana para 54 destinos. Em torno de 400 mil mensagens serão recebidas pelo aeroporto em um período de um ano para serem utilizadas em diversas decisões e operações diárias.

O SITA Community Messaging processa mais de 30 bilhões de mensagens operacionais por ano atendendo a mais de 2.400 organizações da comunidade de transporte aéreo. Presença exclusiva da SITA nos aeroportos mundiais proporciona um acesso sem precedentes aos dados operacionais de quase todas as companhias aéreas, aeroportos e profissionais em terra.

A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A SITA entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes em todo o mundo, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gerenciamento da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e operações de linha aérea comercial de passageiros, operações de voo, de aeronaves e comunicação dos aviões com a equipe de terra, gestão dos aeroportos, operações de bagagens, segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em termos de atendimento, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para os aplicativos de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é o principal fornecedor de conectividade em voo, e CHAMP Cargo systems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A SITA também opera duas joint ventures que prestam serviços à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento seguro da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 450 membros da indústria de transporte aéreo e 2.800 clientes em mais de 200 países e territórios. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$ 1.57 bilhão, em 2012. |www.sita.aero.

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