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30/10/2013 - 09:09

AeroRio: equipe carioca do CTC/PUC-Rio é bicampeã na classe Advanced na SAE Brasil AeroDesign

Equipe também conquistou duas menções honrosas e garantiu vaga na edição internacional da competição em 2014.

A equipe AeroRio do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) acaba de conquistar, mais uma vez, o melhor resultado da SAE Brasil AeroDesign, a mais importante competição brasileira na área. Competindo na categoria Advanced, a mais difícil do torneio, o grupo voltou bicampeão (repetindo o sucesso de 2012) e ainda com duas Menções Honrosas inéditas: Melhor Projeto do Sistema de Aquisição de Dados e Maior Peso Carregado. A competição aconteceu em São José dos Campos, entre 23 e 27 de outubro, e contou com 76 instituições de ensino, sendo cinco delas do Rio de Janeiro (PUC-Rio, UFF, UFRJ, CEFET-RJ e IME), 105 equipes e cerca de 1.450 participantes.

“A PUC-Rio mostrou que está mais que pronta para competir de igual pra igual com as mais tradicionais escolas de engenharia aeronáutica do país, terminando a competição à frente de faculdades com enorme tradição, como o ITA e UNESP, de Bauru. Desde nossa fundação, estamos desenvolvendo os projetos com total independência acadêmica”, confirma o professor Mauro Esperanza Neto, do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio, que coordena a equipe de 20 alunos de diversas engenharias (controle e automação, mecânica, elétrica, civil e produção).

Graças à vitória, a AeroRio ganhou o direito de participar, com o apoio da SAE Brasil, da SAE AeroDesign Internacional, nos Estados Unidos, em 2014. “Na competição de 2013, a equipe ganhou o prêmio de melhor projeto, conquistando o 4º lugar na categoria”, relembra Esperanza.

A vitória na classe Advanced foi decorrente do projeto desenvolvido pelos próprios alunos: a estrutura básica do avião foi feita de material compósito, composto por fibras de carbono e Kevlar combinados com espumas de alta densidade. “Criamos um produto com uma estrutura muito leve e, ao mesmo tempo, extremamente resistente”, complementa Régis Thedin, aluno membro da equipe, seguido pelo capitão da AeroRio, Igor Lins e Silva, que enalteceu a integração do grupo responsável pelo projeto vencedor: “Todo processo de laminação de compósitos foi desenvolvido pelo nosso time”.

Em comparação ao modelo de 2012, a aeronave passou a ter 4,5 metros de envergadura e se tornou capaz de transportar até 20 litros de água. Foi projetado um sistema de sensoriamento embarcado capaz de cumprir todos os parâmetros determinados pelo regulamento e também de marcar com precisão o tempo de voo da aeronave. Devido à sua precisão e à qualidade dos dados, a equipe garantiu cerca de 40 pontos a mais na bateria de voo, garantindo a Menção Honrosa em Melhor Projeto do Sistema de Aquisição de Dados. Já a conquista da menção Honrosa em Maior Peso Carregado, foi ter conseguido levar 9,6 litros d’água na prova de voo.

Desde o ano passado, a equipe conta com o apoio da NextLimit, empresa espanhola que, pela primeira vez em sua história, concedeu a uma universidade o acesso ao seu software XFlow, utilizado no setor de aviação. Atualmente, dois novos patrocinadores, ambos norte-americanos, também investem na equipe: Starret, empresa fornecedora de ferramentas, e o GrabCAD, que oferece serviços colaborativos para integração de programas de CAD entre os membros da equipe durante a fase de projeto.

A competição SAE Brasil AeroDesign tem o patrocínio da Boeing, EADS, Embraer, Dassault Aviation, SAAB, GE, Sebrae, Honeywell, Parker, Hamilton Sundstrand, Rolls-Royce, PratT&Whitney e Vale. Além disso, recebe o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da FAB (DCTA), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura de São José dos Campos, ADC Embraer e Accor.

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