Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2013 - 09:09

Alunos do CTC/PUC-Rio são premiados por entidades acadêmicas e do mercado

SBPO, Capes e Usiminas definem os melhores em pesquisas de diferentes áreas do CTC.

Os alunos Tiago Andrade, que cursa Graduação em Engenharia de Produção, Maurício Marcos Otaviano, doutor em Engenharia de Materiais, e Pedro Paiva Zühlke d’Oliveira, doutor em Matemática, ganharam prêmios este semestre com os trabalhos realizados na Universidade. Os bons resultados confirmam o ensino de qualidade e pesquisa de ponta dos departamentos do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).

Tiago Andrade, aluno do último período do curso de Engenharia de Produção, ganhou o Prêmio de Iniciação Científica (PIC) do 45º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), realizado em Natal, RN. O aluno contou com o apoio da pesquisadora Gabriela Ribas e do Prof. Fabrício Oliveira. Ele concorreu com dezenas de trabalhos enviados por universidades de todo o país, como UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Depois de o projeto ter ficado entre os cinco finalistas, o estudante conuistou o 1º lugar após sua defesa oral do trabalho “Refinery Operational Planning: Convex Envelopes Aplication”, que apresentava soluções para os processos de natureza não-linear presentes em refinarias de petróleo.

Já o engenheiro Maurício Otaviano, junto ao professores José Carlos D’Abreu e Hélio Marques Kohler, faturou o Prêmio Intendente Câmara 2013, promovido pela Usiminas, com a tese “Kinetic do DRI Carburization in Shaft Furnaces”. Ela começou a ser feita em 2008 e foi apresentada em 2012. O foco do trabalho foi mostrar que, já que o Brasil é rico em minério de ferro, também podemos enriquecer em aço. A transformação de um elemento para outro acontece na siderurgia, mas o Brasil costuma exportar o minério, deixando de aproveitar a chance de se tornar um dos principais países em produção de aço no planeta. O estudo inédito estava concorrendo com trabalhos de todo o mundo e, depois da premiação, a equipe já está fazendo patenteamento dos processos para o Brasil conseguir manter esta vanguarda.

O prêmio mais recente foi para Pedro d’Oliveira, que acaba de receber a Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2013 na área de Matemática/Probabilidade e Estatística. O prêmio anual é concedido às melhores teses de doutorado produzidas no país em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela CAPES. A tese de Pedro, “Homotopies of Curves on the 2-Sphere with Geodesic Curvature in a Prescribed Interval”, foi defendida em 2012. Ela estuda as propriedades de espaços de curvas na superfície de uma esfera, e deu origem a um artigo de pesquisa. Essa é a segunda distinção dada ao Departamento de Matemática da PUC-Rio. A primeira foi concedida, em 2006, a Thomas Lewiner, hoje professor do departamento. Atualmente Pedro faz pós-doutorado na PUC-Rio, onde continua a linha de pesquisa iniciada na tese.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira