Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2013 - 09:36

Com a aprovação do Cade, Coca-Cola FEMSA conclui processo de aquisição da Spaipa

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a operação de compra de 100% do controle acionário da Spaipa pela Coca-Cola FEMSA. A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União. Com a aquisição, a Coca-Cola FEMSA Brasil se consolida como a maior franquia do Sistema Coca-Cola no país, passando a atender mais de 66 milhões de consumidores.

Com o aval do Cade e a conclusão dos trâmites burocráticos, Coca-Cola FEMSA Brasil e os acionistas da Spaipa assinaram no dia 29 de outubro(terça-feira),o contrato de transferência definitiva de 100% das ações da Spaipa S.A. Indústria Brasileira de Bebidas.

Desde 2003, quando começou a operar no Brasil, esta é a sétima aquisição realizada pela Coca-Cola FEMSA no país. A primeira aconteceu ao assumir o controle da Panamco, que atuava no litoral de São Paulo e em parte do interior do estado, além das regiões metropolitanas de Campinas, da capital paulista e também no estado do Mato Grosso do Sul. Em 2008, a empresa comprou a Remil, franquia que atuava em Minas Gerais.

Neste período, a empresa também investiu na compra da Sucos Mais, da Sucos Del Valle e da Matte Leão, empresas que hoje fazem parte da Leão Alimentos, da qual a Coca-Cola FEMSA Brasil é acionista.

Recentemente, em agosto de 2013, a empresa adquiriu a Companhia Fluminense de Refrigerantes, engarrafadora com atuação em parte dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Com a aprovação do Cade, a Coca-Cola FEMSA Brasil incorpora às suas operações 399 cidades do Paraná e 336 no estado de São Paulo. Serão agregadas também mais duas fábricas em cada estado: Curitiba e Maringá, no Paraná, e Marília e Bauru, em São Paulo. Além disso, a Coca-Cola FEMSA Brasil passa a contar com mais sete centros de distribuição, seis mil funcionários e 445 caminhões para atender 116 mil pontos de venda e 17,2 milhões de consumidores.

Entre julho de 2012 e junho de 2013, a Spaipa vendeu 233.3 milhões de caixas unitárias de bebidas, incluindo cerveja, gerando uma receita líquida de cerca de US$ 905 milhões, considerando o mesmo período.

Para o presidente da Coca-Cola FEMSA Brasil, José Ramón Martínez, a partir de agora o momento é de muito trabalho para atender as expectativas do mercado e dos consumidores. “Agora, estamos num universo muito mais grandioso no Brasil, no qual servimos cerca de 30% da população. Mostra a nossa responsabilidade e o quanto é importante esse processo de integração e aquisição das boas práticas de Spaipa, e também Ciaflu, para o êxito da nossa companhia”, afirma.

Próximas etapas - Uma equipe, formada por profissionais das duas empresas, deu início aos trabalhos especialmente para a condução do processo de transição e integração. “Ao final desta etapa, esperamos que os colaboradores da Coca-Cola FEMSA e da Spaipa saibam sobre a estrutura, os territórios e a cultura organizacional das empresas. Essa é uma característica exitosa de nossa companhia ao longo de outras aquisições”, avalia Martínez.

Outros investimentos da Coca-Cola FEMSA no Brasil-Para desenvolver as estratégias de crescimento no mercado brasileiro de bebidas, a Coca-Cola FEMSA Brasil está investindo mais de 340 milhões de dólares somente em ampliação de capacidade de produção e logística.

Sumaré (SP)-No final de 2013, começa a operar a primeira de duas etapas do novo Centro de Distribuição de Sumaré, nas quais serão investidos 37 milhões de dólares. Nesta primeira fase o projeto vai gerar aproximadamente 500 empregos diretos, número que pode ser duplicado na segunda etapa.

O local oferece fácil acesso à malha rodoviária, formada pelas rodovias Anhanguera, Dom Pedro e Bandeirantes, além de mão de obra qualificada da região. Com um terreno de 113 mil m², o novo centro trabalhará com 180 rotas fixas, que vão atender Sumaré e municípios vizinhos, como, por exemplo, Campinas, Mogi Mirim, Limeira, Piracicaba e Rio Claro.

Itabirito (MG)-A nova planta fabril que a Coca-Cola FEMSA Brasil está construindo em Itabirito (MG) será a primeira fábrica verde de Coca-Cola FEMSA no mundo e terá capacidade anual para produção de 2,1 bilhões de litros, equivalente a um incremento de aproximadamente 47% em relação à produção atual da fábrica de Belo Horizonte.

A opção pelo município se deve a fatores técnicos: logística, infraestrutura local e condições econômicas e de gestão da cidade. Os investimentos na construção e implantação da unidade são da ordem de 258 milhões de dólares. Além dos empregos gerados durante o processo de construção, quando pronta, a fábrica deve gerar aproximadamente 500 empregos diretos.

A fábrica de Itabirito (MG) terá condições de produzir todos os refrigerantes da marca Coca-Cola, em todas as embalagens existentes, para atender parte do mercado de Minas Gerais e Região Serrana do Rio de Janeiro.

Jundiaí (SP)-Na unidade de Jundiaí, estão sendo investidos mais de 30 milhões de dólares na construção de um armazém vertical totalmente automatizado.

Hoje, a fábrica de Jundiaí, maior da Coca-Cola no mundo em volume de produção, possui capacidade produtiva de 300 milhões de caixas unitárias por ano.

Perfil - Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, e outras bebidas do portfólio da The Coca-Cola Company em 10 países: México (uma parte substancial da região central, incluindo a Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do país); Guatemala (Cidade da Guatemala e região metropolitana); Nicarágua (todo o país); Costa Rica (todo o país); Panamá (todo o país); Colômbia (maior parte do país); Venezuela (todo o país); Brasil (regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas, Baixada Santista, estado de Mato Grosso do Sul, estado de Paraná, parte dos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro); Argentina (Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país). A empresa também engarrafa e distribui água, sucos, chás, isotônicos, cervejas e outras bebidas em alguns desses territórios. Ao todo, possui 67 fábricas e serve 338 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,8 milhões de pontos de vendas e conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 66 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro e em parte do estado de Goiás.

No Brasil, são 39 centros de distribuição e nove fábricas, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola. Há ainda uma décima unidade fabril em construção, em Itabirito (MG). A planta será a primeira fábrica verde de Coca-Cola FEMSA no mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira