Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2007 - 10:37

Mercado eletrônico adquire empresa portuguesa e expande atuação para a europa

Companhia leva oferta complementar de serviços e tecnologia a Portugal e Espanha.

O Mercado Eletrônico (www.me.com.br), líder em transações entre empresas pela internet, anuncia sua entrada no mercado europeu, por meio da aquisição da companhia portuguesa ForumB2B.com, e-marketplace do Grupo EDP – Energias de Portugal, líder português no setor de energia, e da Galp Energia – Petróleos e Gás de Portugal, principal empresa integrada de produtos petrolíferos e gás natural daquele país.

No País, a companhia já prestava serviços para a Energias do Brasil, empresa do Grupo EDP, desde 2005. Os excelentes resultados chamaram a atenção das empresas do grupo no mercado ibérico. Nesse período, o Mercado Eletrônico participou e venceu uma licitação na qual concorreu com 11 empresas de business-to-business, para operar globalmente a EDP, que hoje está entre as maiores companhias do mundo, de acordo com o ranking da revista Forbes. As negociações tiveram início em 2006 e se concretizaram no começo do ano. “A tecnologia e as funcionalidades do Mercado Eletrônico são diferenciadas lá fora. Além disso, quando agregamos o nosso portfólio de serviços direcionados para a área de compras, geramos uma atratividade ainda maior aos clientes. Estamos muito contentes com o reconhecimento internacional”, explica Eduardo Nader, presidente da companhia, fundada em 1994.

A aquisição da empresa portuguesa já trouxe outros grandes clientes para se juntar aos mais de 40 mil do portfólio do Mercado Eletrônico. Além do Grupo EDP, a operação portuguesa atende, entre outras, a Galp Energia – Petróleos e Gás de Portugal, principal empresa integrada de produtos petrolíferos e gás natural do país, o Grupo José de Mello, um dos maiores grupos empresariais portugueses, composto por algumas companhias, entre elas: Brisa, maior operador português de auto-estradas, o Metropolitano de Lisboa, transporte metroviário de Portugal, o Grupo SAG – Soluções Automóvel Globais e também o setor público português.

Toda a operação portuguesa já está integrada à operação do Mercado Eletrônico. Entre os diferenciais da empresa brasileira, que vai manter o nome em Portugal, está o de operar e integrar diversas plataformas além da sua própria, alcançando ganhos consideráveis de sinergia para as companhias européias. “Nosso objetivo agora é expandir para outros países da Europa o nosso leque de serviços agregados à tecnologia. Proporcionamos desde serviços operacionais que desoneram a área de suprimentos, como operação de processos de compras e adoção e suporte a fornecedores, até serviços mais estratégicos, de alto valor agregado, como gestão de conteúdo, sourcing e outsourcing de compras”, relata Nader.

Além do amplo portfólio de serviços, o Mercado Eletrônico oferece soluções tecnológicas robustas e flexíveis para melhorar a gestão de relacionamento do cliente com o fornecedor. Entre elas, estão o SRM (supplier relationship management), as soluções de e-procurement e business intelligence, que reúnem metodologia e inteligência para aperfeiçoar o desempenho das negociações entre empresas.

Nader lembra que a expansão do Mercado Eletrônico acompanha a demanda de seus clientes desde 2000, época da primeira euforia da internet, na qual a estratégia da empresa já era priorizar operações maduras em vez de pulverizar os negócios. Ele conta que está muito otimista com a receptividade da oferta da empresa na Europa e pretende manter essa linha de atuação. “Operar a EDP globalmente é muito importante para nós, pois traz várias outras oportunidades de expansão.” Números do Mercado Eletrônico: - Valores transacionados em 2006: R$ 30 bilhões | - Expectativa de crescimento para 2007: 35% | - Número de clientes: mais de 40 mil empresas compradoras e fornecedoras.

Perfil do Mercado Eletrônico - O Mercado Eletrônico (www.me.com.br), líder em transações entre empresas pela internet, oferece soluções tecnológicas, serviços operacionais para processos de compras e consultoria em gestão de suprimentos. Fundado em 1994, possui em seu portfólio soluções que se integram aos sistemas de gestão das empresas que buscam ampliar a eficiência em compras. Entre seus clientes, estão: Brasil Telecom, Nestlé, Philips, Grupo Accor, Braskem, Bunge, Novelis, Basf, TAM, Oi, Grupo Paranapanema, AES Eletropaulo, Saint-Gobain e Natura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira