Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/11/2013 - 08:48

Firjan conclui participação na OTC Brasil com apresentação de soluções integradas para mercado offshore


A Offshore Technology Conference (OTC), edição brasileira do maior evento do mundo sobre tecnologia no setor de petróleo e gás terminou no dia 31de outubro (quinta-feira), com grandes expectativas de negócios para o segmento offshore . A feira reuniu mais de 800 expositores, 1.900 congressistas e 15.000 visitantes, em busca de negócios e oportunidades.

O Sistema Firjan apresentou soluções integradas nas áreas de solda, meio ambiente, automação e simulação que garantem vantagens competitivas às indústrias de Petróleo e Gás. Por meio de uma mesa interativa, foi possível conhecer cases de união de materiais e inspeção, mitigação de riscos e gestão ambiental, modelagem matemática e sistemas de simulação virtual, locais e remotos, aplicadas ao mercado offshore.

Executivos de grandes empresas como Petrobras, NOV, PR Energia e Keppel Fells, passaram pelo estande da Firjan para conhecer detalhes das soluções oferecidas pelos Centros de Tecnologia SENAI Solda, Ambiental e Automação e Simulação. As unidades possuem portfólios específicos, mas também oferecem soluções integradas que reduzem tempo, custo e possibilitam visão ampla e melhor gestão do projeto, além da maximização do conhecimento e do resultado da solução aplicada.

(esq./dir.) Paulo Roberto Furio, gerente de Centro de Tecnologia e Sergio Poliano Villareal, chefe do Setor Tecnológico de Simulação da Firjan

O chefe do Setor Tecnológico de Simulação da Firjan, Sergio Poliano Villareal andianta que haverá ampliação do Centro de Automação e Simulação em dezembro de 2013, aumentando assim a capacidade de atender às grandes demandas do segmento offshore.

Alexandre dos Reis, diretor de Relações com o Mercado da Firjan

Subsea - O diretor de Relações com o Mercado da Firjan, Alexandre dos Reis, ressaltou a importância da participação em eventos como a OTC: “Mais uma vez foi possível destacar para um público altamente especializado as soluções integradas em serviços tecnológicos. É um passo importante da consolidação do nome Sistema Firjan em eventos que atraem um grande público internacional, ressaltando os diferenciais do Brasil”. Reis também destacou as impressões em relação ao mercado de petróleo e gás para os próximos anos: “Conversando com os executivos do setor é possível notar que as perspectivas e expectativas são as melhores. Com os investimentos previstos para os próximos dez anos, ninguém tem dúvidas de que o Brasil é um mercado atraente e que está se posicionando como destino de preferência de grandes empresas”.

A Oil States presente no evento está se implantando no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, uma das fornecedoras de subsea para o mercado offshore.

O setor 'subsea' também levou a criação da OneSubsea por duas líderes da indústria submarina: Cameron e Schuluberger.

O diretor vê muitas empresas vindo para o pólo industrial de fornecedores de petróleo, gás e indústria naval em andamento no estado do Rio de Janeiro.

Alexandre Reis no entanto chama a atenção para um novo desafio: a grande logística para a exploração e produção, vamos necessitar de base flutuante dando aparato aos envolvidos.

A gerente de Estratégias de Mercado de Petróleo e Gás do Sistema Firjan, Glícia Carnevale, afirmou que o Brasil vive um momento muito favorável no que diz respeito à perspectiva de investimentos na indústria de petróleo e gás na próxima década. “Isso se deve ao resultado do leilão de Libra, que trouxe um bônus de assinatura elevado a ser pago pelo consórcio vencedor (R$ 15 bilhões). Além disso, observamos pela primeira vez uma parceria entre a Petrobras com estatais chinesas, como a CNPC e CNOOC, uma empresa francesa, a Total, e a anglo-holandesa Shell”, afirmou Glícia.

Essa nova configuração de negócios traz, além das oportunidades, alguns desafios. Dessa forma, feiras como a OTC se tornam o momento ideal para que as empresas conheçam mais a fundo os principais players do setor de petróleo e gás. “O Sistema firjan está pronto para ser parceiro nesse processo, oferecendo soluções para o mercado internacional assim como para empresas que possuem instalações no Brasil”.

Palestras e debates - Além dos cases apresentados no estande, o Sistema Firjan também participou das palestras e painéis oferecidos aos visitantes. O vice-presidente do Sistema Firjan, Raul Sanson, fez parte do painel “Implementação de Mega Projetos Offshore no Brasil: Desafios e Oportunidades”, realizado no último dia do evento.

Durante o debate, Sanson destacou a importância de fortalecer a indústria nacional por meio da maior participação no processo de compras dos grandes projetos: “É necessário compreender que quanto menor a participação no projeto básico da cadeia produtiva, menor será a chance de vender ou fornecer equipamentos e serviços pela indústria local. O planejamento a longo prazo é essencial para o sucesso de qualquer projeto”.

O gerente do Centro de Tecnologia SENAI Ambiental, Paulo Furio, foi mediador do painel que apresentou modelos de planos de gestão e de ação, que visam prevenir ou reduzir os impactos ambientais através de procedimentos seguros e mitigação para eventuais derramamentos de óleo. Empresários dos Estados Unidos, Europa e América Latina demonstraram estar em sintonia durante a apresentação dos modelos já em utilização por várias empresas do setor.

“Foi possível notar que, cada vez mais, as empresas entendem que as questões relacionadas à segurança e ao meio ambiente não estão na coluna de ‘gastos’, pois elas consideram que, com a aplicação desses novos modelos, é possível diminuir os riscos e o tempo despendido nos processos, resultando em produções mais lucrativas a longo prazo. Acredito que alcançamos um novo paradigma no que diz respeito à gestão da segurança e à redução de impactos ambientais”, afirmou Furio. | .[Sistema Firjan no setor de Petróleo e Gás: www.firjan.org.br/petroleoegas].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira