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27/11/2007 - 11:02

Mastra dá a dica: cuide bem do escapamento do seu carro


Escapamentos danificados trazem prejuízos para o proprietário do veículo e para o meio ambiente.

O escapamento, composto por peças interligadas, forma o sistema de exaustão de um automóvel – tubo dianteiro, catalisador, silencioso intermediário e silencioso traseiro. A função desses componentes é filtrar e reduzir a emissão de gases provenientes do motor, assim como controlar seu ruído. Quando danificado, a substituição pode ser parcial, ou seja, apenas algumas das partes que compõem o sistema podem ser trocadas.

A vida útil dos escapamentos originais é de cerca de dois anos, pois com o tempo de uso é natural a deterioração. O mau funcionamento do sistema de exaustão colabora com o aumento direto do consumo do combustível, além de causar uma mudança nas taxas de contra-pressão, que provocam alterações no sistema de injeção, arraste de óleo do motor e desgaste prematuro de peças. Além disso, é prejudicial à saúde já que irá comprometer a conversão de gases.

O gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Indústria e Comércio, fabricante de Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto, responde as principais dúvidas dos consumidores sobre o sistema de exaustão automotivo.

O que fazer quando o carro apresentar excesso de ruído? Dirigir-se imediatamente a um centro automotivo ou loja do ramo para um diagnóstico do sistema de exaustão.

Quando fazer a substituição do escapamento? Quando notar alterações no nível de ruído do veículo, caracterizado por sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias ao trocar marchas, entre outras, e também quando sentir que o veículo está com baixo rendimento (amarrado) ou com excesso de consumo de combustível, é recomendável checar o sistema de escape.

Qual a causa dos vazamentos de gases e qual a solução para o problema? Quando há vazamentos de gases o escapamento já se rompeu e ocorre um desvio do fluxo de gases, afetando o nível de ruído (sopro), assim como o consumo do veículo através da alteração da taxa de contra-pressão de trabalho do motor. Somente com a troca do elemento danificado se resolve o problema.

Quais são as causas mais comuns da vibração da carroceria? Normalmente quando ocorre vibração no chassi do veículo, ela é proveniente do contato do escapamento com a estrutura da carroceria, ou seja, escapamento mal instalado ou com defeito de roteiro. Neste caso, é necessária a substituição ou o realinhamento do elemento envolvido.

O que provoca a quebra do sistema de exaustão ou do tubo do motor? As quebras ocorrem basicamente em função de pancadas em lombadas, falta de manutenção nos coxins sobrecarregando os demais suportes e a instalação incorreta (instalação tensionada).

Por que ocorre o aquecimento do assoalho do carro? Normalmente, nos casos mais críticos de transmissão de calor pelo escapamento, as montadoras já instalam no assoalho do veículo um defletor de calor que funciona como uma barreira de proteção ao assoalho. Porém, em diversos casos, esta barreira não é suficiente para a função e por isso, alguns escapamentos também são fabricados com defletor de calor.

O que fazer quando ocorre a quebra de suportes, abraçadeiras e coxins? Para evitar o agravamento dos danos que vão ocasionar quebras maiores, é recomendável proceder a troca do elemento danificado imediatamente.

Por que não é recomendado soldar partes do sistema de escapamento? A corrosão do sistema de escapamento ocorre de dentro para fora, ou seja, a quebra é conseqüência de danos na estrutura interna dos abafadores e silenciosos e, portanto, soldar o local rompido não é suficiente para que o fluxo de gases internos seja direcionado da maneira correta, isto afeta do mesmo modo a taxa de contra-pressão de trabalho do motor. Além do mais, os serviços de solda não são suficientes para dar durabilidade contra corrosão no local.

Perfil da Mastra - Fundada em 1967, a Mastra é uma das mais importantes fábricas de sistemas de exaustão da América Latina. Líder em tecnologia está localizada no município de Limeira, a 154 km de São Paulo, na região central do Estado.

A Mastra detém a mais completa linha e estoque de escapamentos e catalisadores para o mercado de reposição. Seus diferenciais estão presentes nas tecnologias aplicadas aos projetos, nos processos de fabricação, comercialização e na logística dos produtos da linha de automóveis, caminhões e acessórios.

Hoje são produzidos mais de 1.500 itens de escapamentos, conversores catalíticos, flexíveis e acessórios para sistemas. Em seus depósitos - na fábrica em Limeira, nos Centros de Distribuição e na rede de parceiros - há um estoque de cerca de 300 mil unidades, um volume que garante entregas just-in-time em todo o território nacional. A rede de distribuidores e atacadistas é treinada para entregas rápidas, mesmo que o instalador necessite de apenas uma peça.

A empresa utiliza alta tecnologia em seus processos produtivos através do Sistema Mastra de Produção, que aplica os conceitos de manufatura enxuta, objetivando melhoria contínua, conforme a necessidade do cliente. Promove também junto aos responsáveis por centros automotivos o programa Esclareça e Venda, uma aula sobre qualidade de serviços e funcionamento dos equipamentos que disponibiliza no mercado.

O compromisso da Mastra se baseia no desenvolvimento de tecnologias e ações que visam o cuidado com a saúde e a qualidade de vida do consumidor.

. Foto: Valdecir Rebelatto, gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Indústria e Comércio, fabricante de Escapamentos e Catalisadores.

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