Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2013 - 08:10

ArcelorMittal Cariacica celebra 20 anos e apresenta resultados alcançados


Augusto Espeschit, CEO da ArcelorMittal Aços Longos Brasil

Em duas décadas, usina registrou uma produção acumulada superior a 7,5 milhões de toneladas de aço bruto e mais de 4,3 milhões de toneladas de produtos laminados.

A ArcelorMittal Cariacica celebrou seus 20 anos em uma solenidade realizada no dia 28 de outubro (segunda-feira), no Teatro Carlos Gomes, em Vitória (ES). O evento reuniu diretores, poder público estadual e municipal, parceiros, clientes e empregados do Grupo ArcelorMittal, entre eles, o CEO da ArcelorMittal Aços Longos Brasil, Augusto Espeschit, voz mais importante do Grupo no País.

Na ocasião, Espeschit falou sobre qualidade, sustentabilidade e liderança, além de abordar as perspectivas futuras da ArcelorMittal. “Há vinte anos, vim aqui fazer a compra e a consolidação da ArcelorMittal Cariacica. Cariacica é uma planta importante dentro do Grupo porque compõe uma linha de produtos que está se fortalecendo de acordo com o crescimento do país. Gosto muito da maneira como essa planta é gerida, como tem a sua eficiência, o seu modelo de gestão, e vejo com muito bons olhos o futuro daqui”, disse.

O CEO da ArcelorMittal Aços Longos Brasil também destacou o relacionamento da ArcelorMittal Cariacica com as pessoas e a comunidade, apresentando números de dez projetos sociais e 76 campanhas voluntárias já realizados pela usina – um investimento de mais de R$ 3 milhões e que beneficiou 403.649 pessoas. “Com essas ações, nós mostramos que não sabemos só fazer aço. Somos exemplo de atuação no mercado, mas também somos exemplo de responsabilidade social, pois se não tivermos atentos às pessoas, não temos como perenizar nossa vida”, afirmou Espeschit.

Também estavam presentes na cerimônia o COO da ArcelorMittal Aços Longos Brasil, Márcio Van Der Put; o VP de Recursos Humanos, TI e Relações Institucionais da ArcelorMittal Brasil, Ricardo Garcia; o diretor da Unidade de Negócios da ArcelorMittal Cariacica, Fernando Magalhães; o subsecretário de Estado de Integração Institucional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp-ES), Fronzio Calheira Mota; a deputada estadual, Luzia Toledo; o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Oliveira Júnior (Juninho); o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cariacica; Carlos Délio; representantes da sociedade civil; entre outras autoridades.

A solenidade foi marcada por uma série de homenagens àqueles que colaboraram ao longo dos anos para o desenvolvimento da empresa. Além de clientes, fornecedores, poder público e parceiros, 90 empregados da ArcelorMittal Cariacica foram homenageados durante o evento. Esses empregados foram escolhidos por fazerem parte de dois importantes momentos da usina: a aquisição da Aciaria, em 1993; e a expansão da empresa, em 1997, com a compra da Laminação, ambas anteriormente pertencentes à antiga Companhia Ferro e Aço de Vitória (Cofavi).

“Somando a época da Cofavi, eu estou na empresa há 23 anos. Toda a minha vida eu passei lá e o que eu tenho hoje é fruto do meu trabalho na Arcelor. Fico lisonjeado em receber essa homenagem, como todos devem ter ficado. É um orgulho muito grande para mim e espero poder, quem sabe, participar da festa de 30 anos da empresa”, disse Marco Guedes, empregado da ArcelorMittal Cariacica.

Números da usina impressionam-Em duas décadas de atuação, a ArcelorMittal Cariacica registra uma produção acumulada superior a 7,5 milhões de toneladas de aço bruto (tarugos) e mais de 4,3 milhões de toneladas de produtos laminados. A capacidade de produção atual é de 600 mil toneladas de aço bruto e de 400 mil toneladas de produtos laminados por ano. Quando o assunto é empregos gerados, a ArcelorMittal Cariacica responde pela geração de aproximadamente 800 empregos diretos e 18.400 empregos indiretos.

A unidade também é estratégica para o Grupo ArcelorMittal porque atende setores industriais chaves do mercado de aços longos, principalmente a indústria de transformação, automotiva, de energia e de construção mecânica. A usina de Cariacica também inovou ao produzir lâminas para corte de rochas ornamentais (mármore e granito).

Esse produto foi desenvolvido para atender especialmente ao mercado local, já que o Espírito Santo é o principal produtor e maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil, respondendo por 65% das exportações do País. Somente no mês de setembro, a venda de lâminas para corte de rochas ornamentais atingiu o recorde de 501 toneladas.

Confira o que disseram as autoridades: “Nós devemos parabenizar todos os momentos da ArcelorMittal. Primeiro, por ser uma empresa reconhecida a nível mundial e ter uma unidade em Cariacica. Depois, por este comprometimento que a ArcelorMittal tem em se desenvolver economicamente, mas com sustentabilidade, com diversos projetos que provocam o poder público municipal.” -Geraldo Luzia Oliveira Júnior (Juninho), prefeito de Cariacica.

“Desses 20 anos da ArcelorMittal Cariacica, dez eu passei aqui, trabalhando nesta usina. Esta cerimônia também é um evento pessoal porque foi onde eu passei talvez os dez melhores anos da minha vida profissional. Foram muitos desafios com uma equipe excelente, extremamente motivada e engajada.-Márcio Van Der Put. COO da ArcelorMittal Aços Longos Brasil.

“O aniversário de 20 anos da ArcelorMittal Cariacica mostra que o Grupo ArcelorMittal veio e veio para ficar no Espírito Santo. Quero daqui a 20 anos estar aqui novamente celebrando mais um aniversário.”-Fernando Magalhães, diretor da Unidade de Negócios da ArcelorMittal Cariacica.

“Agradeço a ArcelorMittal pela parceria porque dificilmente os órgão públicos conseguem se afinar com tanta facilidade como acontece com a ArcelorMittal em Cariacica e a Secretaria de Educação.”-Patrícia Rufino, subsecretaria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica.

A empresa - A ArcelorMittal Cariacica nasceu em 1993 quando a então Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira adquiriu a área da aciaria da Cofavi, a siderúrgica capixaba estatal. A usina, que completa 20 anos em 2013, produz tarugos e aços longos laminados, barras chatas e redondas para a indústria, perfis leves e médios para a indústria de transformação, construção mecânica, torres de transmissão de energia e telecomunicações, e vergalhão para construção civil.

Durante a cerimônia de 20 da empresa, o COO da ArcelorMittal Aços Longos Brasil, Márcio Van Der Put, destacou a importância histórica da empresa para o Grupo. “A ArcelorMittal Cariacica foi a primeira usina que a ArcelorMittal, antiga Belgo, adquiriu depois de Monlevade. Na época, essa aquisição foi muito importante porque mostrou um crescimento tanto da Arcelor no Brasil, quanto da Belgo, para fora de Monlevade e com outras linhas que não eram somente a linha de Monlevade”, contou.

Cronologia da empresa: 1963 – Início das operações de Laminação da Companhia Ferro e Aço de Vitória (Cofavi), siderúrgica estatal capixaba. | 1971 – Início das operações da Aciaria I da Cofavi. | 1987 – Início das operações da Aciaria II da Cofavi. | 1989 – Privatização da Cofavi. | 1993 – Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira compra a Aciaria da antiga Cofavi. |1996 – Falência da Cofavi. | 1997 – Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira compra a Laminação da antiga Cofavi e inicia as operações.| 2002 – Criação da Arcelor a partir da fusão das empresas Arbed (Luxemburgo) - principal acionista da Belgo, Aceralia (Espanha) e Usinor (França). |2006 – Criação da ArcelorMittal, a partir da fusão da Mittal Steel Company e da Arcelor, dando origem a maior companhia siderúrgica do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira