Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2013 - 08:19

Criopreservação é uma forma de preservar a fertilidade

Medicina Reprodutiva permite que as células germinativas sejam resguardadas, por meio da técnica de criopreservação.

Antes do casal decidir ter filhos, a preocupação que geralmente existe é com a prevenção de uma gravidez, afinal, para muitos, a vida a dois precisa estar estruturada e estabilizada até a chegada do tão sonhado bebê. No entanto, independente do momento em que desejam engravidar, é importante que ambos estejam atentos ao fator fertilidade, uma vez que, à medida que o tempo passa, a capacidade reprodutiva do ser humano vai, aos poucos, diminuindo.

Para a ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dra. Paula Bortolai, a fertilidade da mulher, por exemplo, começa a cair a partir dos 35 anos, por isso, acredita ser fundamental que o casal avalie a possibilidade da criopreservação, ou seja, o congelamento de gametas, que são os óvulos e os espermatozoides.

A criopreservação de espermatozoides é o método desenvolvido para preservar a fertilidade masculina, permitindo ao paciente manter suas células germinativas com o mesmo grau de qualidade e concentração. “Esses gametas são congelados, possibilitando que, quando desejado, venha a fertilizar o óvulo, por meio de tratamentos de reprodução assistida, dentre elas, a fertilização in vitro”, explica Dra. Paula.

Já o congelamento dos gametas femininos possibilita à mulher estocar e preservar seus óvulos jovens antes de perderem a qualidade ou a total função ovariana, possibilitando que, mais tarde, quando estiver decidida, obtenha sucesso na gravidez. A criopreservação dos óvulos é realizada por meio de vitrificação, que protege a célula e mantém suas funções. Por serem células grandes e cheias de água em sua composição, elas são desidratadas e depois imersas em um meio crioprotetor para serem congeladas.

A especialista ressalta que a mulher nasce com cerca de seis milhões de óvulos e perde milhares a cada período menstrual. O homem, no entanto, não deixa de produzir espermatozoides ao longo da vida. Mas, com o passar dos anos, algumas alterações podem comprometer sua capacidade reprodutiva. “A questão da idade é um dos fatores preponderantes para uma gravidez. Por isso, homens e mulheres devem estar atentos a esse detalhe, caso planejem uma gravidez mais tardia”, alerta.

A Criogênesis nasceu em São Paulo e possui mais de 10 anos de experiência no mercado brasileiro. A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco e em medicina reprodutiva. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro. [www.criogenesis.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira