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Fashion Business alcançou a marca dos US$12,3 milhões em exportações na edição Primavera-Verão com compradores como Kenzo de Paris e HP France do Jap

Em sua oitava edição, o Fashion Business, considerado a maior bolsa de negócios de moda do país, superou as expectativas dos organizadores e confirmou a vocação e o potencial do estado do Rio de Janeiro na indústria da moda. Nos quatro dias de evento foram realizados mais de R$ 420 milhões em negócios no mercado interno superando em 20% as negociações do ano passado. Nas exportações, os números alcançaram a marca de US$ 12,3 milhões. Estes significativos resultados confirmam que estamos certos ao investir pesado na promoção da cadeia de moda da indústria do estado do Rio, declara Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, Presidente do Sistema Firjan. Na última edição de primavera-verão, em junho de 2005, as vendas para o mercado interno somaram R$ 350 milhões e as exportações chegaram ao patamar de US$ 10 milhões.

O evento recebeu mais de 8 mil visitantes, dentre os quais 89 compradores internacionais. Algumas marcas como Kenzo (Paris) e HP France (japonesa) estiveram presentes realizando negócios na bolsa. O bom resultado confirma a necessidade de manter o foco no calendário de negócios. Foi um acerto manter o evento na data que atende melhor a esta agenda. Prova disso, foi a presença maciça dos lojistas e da mídia?, afirma Eloysa Simão, diretora da Dupla Assessoria, organizadora do evento ao lado da Escala Eventos e do Sistema FIRJAN. Para Jerônimo Vargas, diretor da Escala, o resultado foi excepcional. O Fashion Business definitivamente entrou na agenda dos clientes nacionais e internacionais. Atualmente eles esperam o evento para realizar as compras das coleções. Esta edição marcou a forma de negociação da indústria da moda brasileira.

Mais de 150 marcas - entre grifes, novos criadores e pólos de moda do Rio de Janeiro e de outros seis estados - mostraram suas produções para lojistas especializados de todo o Brasil, além de 15 compradores internacionais (VIPs) de dez países: Canadá, Venezuela, Uruguai, EUA, Japão, Reino Unido, França, Inglaterra, Austrália, Espanha e Bélgica. Eloysa Simão explica que os resultados obtidos nesta edição significam um crescimento institucional muito importante. O formato de bolsa de negócios, através da qual todos os encontros com compradores são previamente agendados, permitiu que o volume de negociações crescessem em mais uma edição, gerando maior visibilidade tanto para os expositores quanto para o evento, diz a diretora.

Apesar da forte retração registrada nas exportações do setor de moda do país, o Rio de Janeiro continua aumentando os seus números. Enquanto as vendas externas caíram 16,65% no primeiro trimestre, o mercado carioca registrou crescimento de 1.38%. Esse resultado se deve ao investimento em itens de maior valor agregado e a iniciativas como o Fashion Business, que apresenta duas edições por ano e posiciona o Estado do Rio como lançador de tendência e gerador de negócios no segmento. O objetivo do evento é suprir grifes, estilistas, artesãos e lojistas com informações sobre as novas tendências para facilitar a concretização de seus negócios, complementa o presidente da Firjan.

Pólos e ONG´s consolidam presença nos negócios - O evento recebeu 19 pólos de confecção - dos quais dez do Rio de Janeiro - e mais quatro novas ONG´s que apresentaram diversos tipos de produtos, de moda íntima a bijuterias. Segundo os organizadores, o objetivo é fazer com que a qualidade criativa das comunidades seja alavancada para o mercado profissional da moda.

Entre os Pólos de confecção, destaque para Cabo Frio, Pará, Petrópolis e Pernambuco, que conquistou muitos compradores no mercado interno e no front internacional como Itália, Chile, Japão e Martinica. Das grifes expositores o destaque foram Sacada, a estreante Oh, Boy!, Drosófila, Cholet, Maria Bonita, Mara Mac e Mary Zaide.

O Fashion Business se destaca como o maior evento internacional da moda brasileira por seu formato de bolsa de negócios que apresenta a produção das grifes e pólos de moda para compradores multimarcas de todo o Brasil e do exterior. O evento tem o Sistema Firjan, através do Senai-RJ, como um dos organizadores e como principal patrocinador e conta com o co-patrocínio do Sebrae, Multiplan e Banco do Brasil, além do apoio da ABIT e APEX.

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