Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2007 - 11:10

Safra paulista de cana deve chegar a 326 milhões de toneladas

O quarto levantamento da safra da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento por meio de sua Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e do Instituto de Economia Agrícola (IEA), aponta um volume de 326,6 milhões de toneladas para esta safra em uma área em produção de 3,83 milhões de hectares e mais 940,6 mil hectares em áreas novas.

Os dados mostram que, em algumas regiões, novos plantios vêm ocorrendo, com destaques para as regionais de Andradina, Dracena, Tupã, Presidente Prudente e Presidente Venceslau, que plantaram até 50% a mais de área nova relativamente à safra agrícola passada.

O próximo levantamento, a ser divulgado em janeiro, apontará os dados finais da safra. Na passada, foram 277,8 milhões de toneladas colhidas e a área total ficou em 4,12 milhões de hectares.

Intenção de plantio para a safra das águas -Levantamento de setembro mostra os primeiros números para a intenção de plantio da safra 2007/2008 para algumas culturas da safra das águas: algodão, amendoim das águas, arroz, batata das águas, feijão das águas, milho e soja.

Destaque para o aumento de 15,3% na área de amendoim das águas. Na última safra foram 59,87 mil hectares; para esta, a previsão é de 70 mil hectares cultivados. Os pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA), responsáveis pela compilação dos dados recolhidos pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) – órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, creditam parte desse aumento ao cultivo do grão em áreas de renovação dos canaviais.

Outras culturas – O milho apresenta uma estimativa de 681,5 mil hectares, quase estável com 0,3% de redução de área em relação à safra passada. A soja deve ter uma diminuição de área de 6,2%, caindo para 455,8 mil hectares. O feijão das águas aponta redução de 2,4%, chegando a 68,7 mil hectares de ocupação.

O presente quadro deve ser alterado, porque na época do levantamento o Estado de São Paulo passava por condições climáticas adversas (falta de chuvas), pondo em risco os plantios.| www.agricultura.sp.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira