Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2013 - 09:34

Farmabase faz atualização em Biossegurança de Matrizes na  Globoaves

Informação objetiva, direta e transmitida numa linguagem simples, de fácil compreensão. Esta foi a estratégia utilizada durante o Programa de Atualização Técnica da Farmabase (PAT) promovido no último dia 25 de outubro, para cerca de trinta colaboradores da empresa Globoaves, unidade de Itirapina, na região central do Estado de São Paulo. O objetivo foi atualizar a equipe da área de produção, além de técnicos e supervisores de núcleos, da empresa sobre os conceitos de biosseguridade, limpeza e desinfecção e o controle de Salmonella e Micoplasma para as granjas de matrizes de corte e matrizes de postura. O treinamento foi conduzido pela  coordenadora técnica de avicultura da Farmabase, Érica Crosara de Lucca, e contou ainda com a presença dos médicos veterinários da Globoaves, Rafael Innocentini e Luiz Gabriel dos Santos, e do coordenador de área da Farmabase, Daniel Gomes.

Érica Crosara procurou unir informação científica com a prática cotidiana dos trabalhadores dentro das unidades de produção. Ela reforçou os principais pontos de biossegurança, entre os inúmeros controles que existem atualmente, procurou enfocar nas cadeias de transmissão da Salmonella e do Micoplasma dentro da rotina do trabalho dos colaboradores da granja, enfatizando a importância de cada um neste processo de prevenção, já que atuam numa atividade onde o Brasil é o país de maior destaque no mundo. “Fiz tudo bem ilustrado para que eles tivessem facilidade de entender o conteúdo. E o que considero mais relevante é que programas de atualização como este, representam um trabalho importante da indústria de produção em conjunto com a indústria de medicamentos. Assim, conseguimos resultados mais rápidos e concretos, que resolvam de maneira específica e positiva os problemas que surgem nas unidades produtivas”, analisa Érica Crosara de Lucca. Ela destaca também a importância das empresas demandarem esta parceria entre fornecedores para tratarem de assuntos como biossegurança e sanidade. “Fico muito satisfeita porque informação e cooperação só resultam em bons resultados”, avalia.

O médico veterinário Rafael Innocentini, responsável pela área de matrizes de postura e matrizes caipira da unidade da Globoaves, explica que o treinamento atendeu exatamente ao que havia sido requisitado pela empresa e que, realmente, a linguagem mais acessível ajudou os colaboradores a entenderem bem os conceitos e as práticas. “O uso das fotos também foi bem interessante. Todos eles gostaram e elogiaram bastante”, fala. O feedback positivo do treinamento também foi sentido pelo médico veterinário que cuida da produção de matrizes de corte, Luiz Gabriel dos Santos, que está na Globoaves há três anos e participou do segundo PAT promovido pela Farmabase neste ano. “Todos gostamos porque correspondeu às expectativas. Foram usados termos que o povo entende e atingiu os pontos que são vitais em sanidade, mas muitas vezes podem passar despercebidos, como não ter contato com outras aves fora da propriedade, cuidar corretamente da desinfecção do material, fazer a higiene indicada na entrada e saída dos alojamentos”, relata. Luiz Gabriel conta que a rotatividade dos funcionários pode prejudicar o trabalho e os inexperientes, quando vão ser estabilizados, necessitam de treinamentos como este. “A orientação, combinada com a assistência sempre dispensada pela Farmabase, garante uma atuação profissional de toda a equipe”, resume. “Foi uma capacitação muito bem apresentada. A linguagem utilizada e a abordagem foram bem pertinentes ao pessoal da produção em Avicultura”, resumiu Daniel Gomes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira