Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2013 - 06:21

Rio, Cidade que educa’: Seminário e Lançamento do Guia de Recursos Educativos

Seminário abordará novas formas de fazer e pensar educação no Rio de Janeiro.

No próximo dia 06 de novembro (quarta-feira), das 13h às 18h, o Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio de Janeiro, receberá o Seminário “Rio, Cidade que Educa”, que contará com especialistas do Rio de Janeiro e de outras cidades do Brasil para debater desafios e possíveis caminhos para a construção de uma cidade educadora.

O evento, que é realizado pelo CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas em Desenvolvimento Sustentável, tem como objetivo estimular uma nova forma de pensar e fazer educação, motivar a formulação de parcerias comprometidas com o desenvolvimento integral dos educandos e discutir sobre o conceito e a vocação das cidades para serem cidades educadoras.

“Trata-se de transformar uma comunidade - ou uma cidade - em um espaço educador, onde os equipamentos públicos e privados e atores sociais antes distantes das escolas abrem suas portas para alunos, mestres e comunidade”, explica o diretor-presidente do CIEDS, Vandré Brilhante.

Guiado por temas como “Potenciais educativos de uma cidade” e “O papel de uma cidade que educa”, especialistas do setor público, privado e terceiro setor, debaterão sobre a importância da criação de redes de parceiros para se construir uma educação integral e efetivamente integrada.

Além do Seminário, a data marca o lançamento da publicação “Rio, cidade que educa – Guia de recursos educativos”, uma iniciativa, também do CIEDS, que apresenta, de maneira organizada em uma única plataforma, recursos educativos de 51 bairros do Rio de Janeiro vivenciados durante a realização do projeto Bairro Educador, no período de maio de 2010 a agosto de 2013. O projeto envolveu centenas de parceiros comprometidos e capacitados para uma atuação colaborativa junto a cerca de 200 escolas públicas do ensino fundamental, na cidade.

“O Guia traz de forma prática e classificada por bairros exemplos de instituições como centros culturais, igrejas, empresas, comércio local e associações, que formalizaram parcerias com as escolas da comunidade e construíram novos modelos e projetos educativos antes não pensados. Criar um Bairro Educador é possível, o modelo está no Guia”, explica Brilhante.

No desenvolvimento do projeto Bairro Educador, o CIEDS investiu esforços na aproximação de parceiros, na integração das escolas com os equipamentos públicos e privados da cidade e no aprimoramento da relação entre escolas, suas comunidades e as famílias dos estudantes, a fim de torná-los parceiros corresponsáveis na criação e articulação de novas oportunidades educativas, eixos fundamentais para a construção de uma cidade educadora.

São esses conceitos e processos que estão apresentados no guia, além de uma lista de contatos de cerca de 300 parceiros, com ações e atividades realizadas. A entrada para o evento, assim como a distribuição da publicação, é gratuita e as vagas são limitadas. Programação completa e inscrições em www.cieds.org.br.

.Dia 06 de novembro de 2013 (quarta-feira), das 13h às 18h, no Museu Histórico Nacional - Rua Marechal Âncora s/nº – Centro do Rio de Janeiro.

Programação: 13h - Abertura -Vandré Brilhante – CIEDS |14h - Primeiro momento: Potenciais educativos de uma cidade. Virgínia Marino - Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo/SP | Sônia Beatriz Santos – UNESCO | Viviane Barros - Metrô Rio | Maria do Pilar Lacerda - Fundação SM/Brasil-16h - Segundo momento: Rio, cidade que educa: lançamento do Guia de recursos educativos |Márcia Florêncio – CIEDS.

O CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, é uma Instituição Social Sem Fins Lucrativos, filantrópica, detendo titularidade de Utilidade Pública Federal, com status de Consultor Especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC, desde julho de 2013. Atua em todo o território nacional, com sede na cidade do Rio de Janeiro e filiais em São Paulo e no Ceará. Em quase quinze anos de existência, tem mais de 340 projetos realizados, 500.000 beneficiários diretos e 2.500 comunidades atendidas com projetos em seus quatro diferentes eixos de atuação: Responsabilidade Social e Ambiental, Empreendedorismo, Educação e Desenvolvimento Integrado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira