Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2013 - 07:11

Built to suit em alta

Com a nova Lei da Locação, a construção sob medida tem previsão de crescimento de 10% para 2013.

O built to suit, modalidade imobiliária em que uma empresa constrói um imóvel comercial sob medida para outra empresa e o aluga por meio de um contrato a longo prazo, está em alta em todo o país, inclusive no Paraná. A previsão é de que o segmento cresça neste ano 10%, em comparação com o ano anterior, segundo dados da Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP).

Para Gilmar Fatuche, diretor da Solidez Administração, especializada em built to suit, o crescimento desta modalidade se deve à nova Lei da Locação, sancionada no final de 2012 pela presidente Dilma Rousseff, que regulamenta as atividades de built to suit. “Embora a prática exista no Brasil há décadas, apenas agora tivemos uma lei que a regulamenta e ela deixou o locatário muito mais seguro”, declara. Entre as principais novidades, a norma dá o direito de revisão do aluguel a cada três anos. Além disso, o contrato pode ser renunciado em acordo entre locador e locatário. Em caso de devolução, a multa também é diferenciada. Enquanto nas demais locações o valor é de três aluguéis, nesses casos a multa é proporcional ao período não cumprido do contrato.

O Secovi-SP estima que 50% das grandes indústrias brasileiras atuam com um contrato no sistema built to suit. Este alto dado pode ser explicado pelas vantagens que a modalidade oferece ao locatário.

“Como o preço do aluguel é fixo por muitos anos, a empresa locatária tem um controle muito maior de seu fluxo de caixa. Além disso, ela não precisa de investimento financeiro para inaugurar uma nova unidade, e, consequentemente, não tem gastos com tributos. Ela se concentra no seu negócio e deixa as questões de construção e implantação de uma nova sede para a responsável pelo built to suit”, analisa Fatuche.

Fatuche, que atua no segmento de construção sob medida há mais de 30 anos, acredita que a nova Lei da Locação trará mais segurança para os empresários que desejam local um imóvel pelo built to suit. Anteriormente, os contratos de locação de imóveis comerciais sob encomenda eram redigidos com base no Código Civil, o que dava margem a questionamentos na Justiça. Agora, a regulamentação da atividade assegura que nenhuma das partes poderá contestar o contrato judicialmente.

Vantagens também para o locador -O built to suit também é uma vantagem para o locador. Fatuche revela que a Solidez Administração possui mais de 200 imóveis locados para indústrias, comércios e prestadores de serviços apenas em Curitiba e a empresa se prepara para operar em Ponta Grosa, no interior paranaense. “Vejo que os empresários estão cada vez mais cientes da construção sob medida e a preferem, pois sabem que este tipo de contrato só traz benefícios de gestão e de finanças para o seu negócio”, enfatiza. Além disso, segundo o diretor da Solidez, os locadores podem destinar os recursos “economizados” em seu fluxo de caixa em atividades comerciais que possam lhe trazer lucros, ao invés de destiná-los a algo imobilizado que, invariavelmente, não gera resultados.

Solidez Administração - Presente no mercado curitibano há mais de 30 anos, a Solidez Administração é líder no segmento imobiliário de built to suit. A empresa possui centenas imóveis locados para indústrias, comércios e empresas de prestação de serviços.

São mais de 200 pessoas trabalhando em prol do comprometimento com os clientes da Solidez. E, mais do que construir e locar imóveis comerciais para grandes empresas e indústrias, a Solidez oferece atendimento completo antes, durante e depois da entrega do estabelecimento.

Entre os clientes da Solidez, destacam-se Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira