Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2013 - 07:01

São Paulo é local perfeito para laboratório de segurança mundial afirma especialista em defesa de Israel

Para General Farkash, cidade pode ser exemplo mundial no combate à criminalidade.

O Major General Aharon Ze'evi-Farkash, das Forças de Defesa de Israel, esteve na última semana em São Paulo para duas palestras sobre segurança a convite da Haganá, empresa de segurança patrimonial. Farkash atuou como diretor-geral da Inteligência Militar do Exército de Defesa de Israel entre 1966 e 2006 e é um dos maiores especialistas em segurança do mundo. De acordo com o general, São Paulo é um lugar que pode funcionar como um laboratório mundial para debates sobre como viver em segurança em megacidades. Farkash, que no dia anterior havia feito um tour pela capital paulista, afirmou que a região é perfeita para criar novos métodos que visam garantir a segurança e a qualidade de vida de seus 22 milhões de habitantes. “São Paulo pode ser um motor importante para mostrar ao mundo que podemos reduzir a violência”, declarou.

Segundo o especialista, as grandes cidades precisam investir em tecnologia para prevenir crimes e se adiantar a possíveis ataques terroristas. De acordo com dados apresentados durante as palestras, atualmente, cerca de 70% das tentativas de ataques terroristas são prevenidas por meio do uso de tecnologia. “Esse número tende a aumentar ainda mais”, afirmou Farkash, lembrando que os governos estão usando a inteligência e uma nova geração de tecnologias. Entre elas a identificação biométrica. Citou que o sucesso de Israel no combate ao terrorismo é resultado do uso de tecnologia com inteligência.

Para o major general o aumento no número de crimes, de manifestações e de ataques terroristas nos últimos anos é uma consequência das grandes transformações que têm afetado o dia a dia das pessoas. “Estamos passando de um mundo polarizado para um mundo multipolar”, destacou. Além disso, outras mudanças têm influenciado a vida nas grandes cidades, como: os movimentos de reinvindicação iniciados com a primavera-árabe, o aquecimento global, a proliferação de armas nucleares, o aumento demográfico e a urbanização, com a criação de novas megacidades. “E, principalmente, estamos nos transformando em um mundo cibernético”, afirmou.

Recomendou, para uma plateia de dirigentes prediais e de especialistas em segurança empresarial que, diante de tantas mudanças, os serviços de segurança também se reinventem. Ao lado da tecnologia, sugeriu investir em capacitação e em treinamento de mão de obra, importantes aliados na segurança patrimonial. “Seguindo esses passos, é possível identificar autores de crimes com chance zero de erro e, o mais importante, prevenir ataques, assaltos e assassinatos”, disse o Major General Farkash.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira