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28/11/2007 - 08:17

Programas de inclusão digital do Oi Futuro estão entre os maiores do país

O programa Conecta, desenvolvido pelo Oi Futuro – instituto de responsabilidade social da Oi – é a maior iniciativa privada de inclusão digital do país, de acordo com dados do Mapa de Inclusão Digital realizado pela Ong Midiateca e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O programa, que aparece com 1,48 mil pontos na pesquisa, atende a 2 milhões de jovens e professores em escolas públicas de 14 estados do Brasil.

A iniciativa fica atrás apenas dos dois maiores programas de inclusão digital do governo federal, o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) e o Governo Eletrônico (Gesac). O ProInfo, segundo a pesquisa, conta com 4,26 mil pontos de inclusão e o Gesac com 3,58 mil.

O Mapa de Inclusão Digital foi um dos projetos selecionados em 2005 pelo programa Novos Brasis do Oi Futuro, que apóia o desenvolvimento de iniciativas sociais que apliquem tecnologias da informação e da comunicação a favor da cidadania. De acordo com o estudo, existem cerca de 16,72 mil telecentros ou pontos de inclusão digital (PIDs) em três mil municípios brasileiros. Os pontos (PIDs) mapeados na pesquisa são locais com um ou mais computadores para acesso público à Internet ou apenas para treinamento em informática.

Outro programa do Oi Futuro, o Tonomundo, aparece no mapa como a quinta iniciativa do terceiro setor com maior número de pontos de inclusão. Com 168 pontos, o Tonomundo é um programa de inclusão digital que extrapola os limites do laboratório de informática para transformar as escolas em centro irradiadores de projetos comunitários e formar professores e alunos em líderes atuantes.

Nos três mil municípios pesquisados, o estudo mostra que existem um total de 108 iniciativas desenvolvidas pelas três esferas do Governo (federal, estadual, municipal) e pelo terceiro setor. O mapa virtual, que está disponível no site http://inclusao.ibict.br, oferece subsídios para implementação de políticas públicas e para a tomada de decisões de gestores envolvidos com o tema.

O Mapa de Inclusão Digital começou a ser elaborado em 2005, quando foi firmada a parceria com o programa Novos Brasis. Em uma primeira etapa, foi iniciada uma busca de informações sobre o acesso público à internet no Brasil. Para isso, foi utilizado um software criado pela Ong Midiateca: o Mid, que coleta, trata e armazena informações em um banco de dados. As informações levantadas foram cruzadas e, assim, definida a estatística final.

Em uma próxima etapa, o Instituto Brasileiro de Ciências e Tecnologia pretende ampliar a pesquisa. Nesta fase, os organizadores enviam aos representantes de cada programa formulários para coletar novas informações, como outros parceiros envolvidos, número de pessoas beneficiadas, infra-estrutura utilizada, entre outras. O resultado da pesquisa, com todas as instituições existentes, será publicado em livro.

Sobre o Conecta - O programa Conecta é realizado pela Oi, por meio do Oi Futuro, em parceria de governos estaduais e municipais. A meta é acelerar o processo de inserção das mídias e novas formas de interação tecnológica nas escolas públicas.

Alunos e professores de instituições de ensino público que participam do Conecta acessam gratuitamente a internet pelo Oi Velox, service de banda larga da Oi, proporcionando navegação em alta velocidade, através da tecnologia ADSL.

Perfil do Tonomundo - O Tonomundo é um programa de inclusão digital que extrapola os limites do laboratório de informática para transformar a escola em um centro irradiador de projetos comunitários e formar professores e alunos em líderes atuantes. Desde 2000, o Tonomundo (www.tonomundo.org.br) atua em localidades com baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) em parceria com a Escola do Futuro da USP e conta com a chancela da UNESCO para projetos que apresentem uma transformação social. O programa atua com o foco na formação continuada de professores de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Os professores do Tonomundo integram uma das maiores comunidades virtuais de aprendizagem do Brasil, onde são desenvolvidas práticas formativas para professores e atividades lúdicas on line, das quais também participam alunos, familiares e vizinhos da escola. A metodologia do Tonomundo já foi universalizada e implementada como política pública em Pernambuco e Sergipe, Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE), Itaituba (PA) e Belém (PA). Este ano, o Tonomundo levará a sua metodologia para escolas de Moçambique.

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