Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2013 - 07:27

Bunge é a empresa mais sustentável do agronegócio

O prêmio é resultado de pesquisa realizada pelo Centro de Estudos da Fundação Getúlio Vargas para o Guia Exame de Sustentabilidade 2013, publicação em que a Bunge é destaque a cinco anos consecutivos.

São Paulo – A Bunge Brasil foi eleita pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2013 a empresa mais sustentável no setor do agronegócio. Uma das mais respeitadas publicações sobre sustentabilidade, o Guia chega à 14º edição e, pela primeira vez, premia as empresas por setor de atuação. Este é o quinto ano consecutivo que a Bunge é destaque na premiação. No total, 184 empresas concorreram, em categorias que envolvem 20 setores do mercado e sete indicadores-chave de sustentabilidade.

A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta quarta-feira, 6 de novembro, em São Paulo. O objetivo da publicação é reconhecer e estimular modelos inovadores no ambiente de negócios que favoreçam práticas socioambientais. A metodologia aplicada na pesquisa foi desenvolvida pelo Centro de Estudos da Fundação Getúlio Vargas e avalia as práticas ambiental, social e econômica das empresas.

Segundo a publicação, um dos destaques da Bunge Brasil é a atuação no setor de biocombustíveis. Em março deste ano, a empresa inaugurou sua primeira fábrica de biodiesel no Brasil, localizada em Nova Mutum/MT. A adição desse combustível renovável ao diesel de petróleo reduz a emissão de gases de efeito estufa. Com investimentos da ordem de R$ 60 milhões, a nova unidade tem capacidade para produzir cerca de 150 mil m³ de biodiesel por ano, e atende à demanda crescente por esse combustível, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil.

Atualmente, esta unidade de biodiesel adquire aproximadamente 150 mil toneladas de oleaginosas provenientes da agricultura familiar. Cerca de 10 mil agricultores fornecem o produto por meio de 15 cooperativas agrícolas, localizadas na região Sul e Centro-Oeste do país. Por essa razão, a Bunge Brasil conquistou o Selo Combustível Social que é concedido sob rígidas normas de regulamentação do Governo Federal. Para o Governo, esse Selo faz parte de um conjunto de medidas específicas para estimular a inclusão social na agricultura junto com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Para a Bunge, ele é o passaporte para a participação competitiva da empresa nos leilões de biodiesel.

“Valorizar a agricultura familiar e o produtor local faz parte da política da Bunge em todas as suas frentes de atuação no agronegócio. No caso do biodiesel, o programa prevê suporte técnico e a valorização de boas práticas agrícolas, de modo que toda a originação siga o mesmo rigor e critério que adotamos em nossas operações”, afirma Martus Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação & Sustentabilidade da Bunge Brasil. [www.bunge.com.br/sustentabilidade].

Bunge - Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas, molhos e atomatados), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Hoje, conta com cerca de 20 mil colaboradores, atuando em mais de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 19 estados e no Distrito Federal. Marcas como Salada, Soya, Delícia, All Day, Primor, Cardeal, Salsaretti e Bunge Pro estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira